Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Congresso Nacional ficará iluminado na cor vermelha nesta semana (12 a 20) em apoio às ações pelo Dia Mundial da Hemofilia (17 de abril), cujo tema este ano é “Dominando a Hemofilia: construindo conhecimento para um melhor tratamento”.  O objetivo é conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a Hemofilia, a doença de vonWillebrand e as demais desordens hemorrágicas hereditárias. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as sequelas deixadas pelos sangramentos.

A hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente em homens. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que, primeiramente, desgastam as cartilagens e, depois, provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelhos, tornozelos e cotovelos.

Os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente sob a forma de equimoses (manchas roxas), quando a criança começa a andar e a cair. Nos quadros leves, o sangramento ocorre em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas.

O tratamento da hemofilia consiste, basicamente, na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.

Asimp/Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.