Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 14ª edição da Campanha Doe Sangue pelo Esporte foi lançada na segunda-feira (01), em Curitiba, para incentivar a doação de sangue e também de medula óssea. A ação é coordenada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, em parceria com a Secretaria da Saúde do Paraná, por meio do Hemepar, e envolve neste ano, os times de futebol profissional Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube.

Até 31 de julho, quem fizer o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) concorrerá a camisas dos três times autografadas pelos jogadores. Ao informar os dados cadastrais, o participante indica o time de preferência e participa do automaticamente do sorteio.

Campanha

O lançamento da campanha, no auditório do Hemepar, reuniu representantes de vários segmentos do esporte e atletas beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura da Capital. Os atletas, familiares e amigos são os doadores potenciais desta campanha.

Segundo a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, o objetivo da campanha é abastecer os estoques de sangue e aumentar o número de cadastros de doadores de medula óssea. “No inverno há uma queda de 30% nas doações e as necessidades dos pacientes para cirurgias e terapêuticas não param”, destaca.

O secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, destacou que a doação é um ato de ajuda ao próximo e de valorização da vida. “Esta também é a essência do esporte e por isso conclamamos a todos a participarem da campanha”, disse.

Os representantes dos times de futebol profissional de Curitiba também reforçaram a importância da doação. “É uma honra para as equipes participarem desta ação e várias atividades de divulgação serão desenvolvidas nos estádios e jogos”, disse o diretor de Projetos do Athletico, Sérgio Arruda.

Panorama

O Paraná tem hoje 512 mil candidatos potenciais cadastrados como doadores de medula. “Parece muito, mas se calcularmos que a taxa a compatibilidade é de um para 100 mil, temos condições de ajudar hoje cinco pacientes. Aumentando os candidatos, certamente ampliaremos as possibilidades de ajuda”, explica a diretora.

A doação de medula acontece em etapas. Logo após o cadastro é feita a coleta de sangue periférico. O material segue para o Registro Nacional de Medula Óssea. Quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para o segundo procedimento, em centro cirúrgico, para retirada de 10% da medula óssea. “A regeneração no organismo do doador acontece em quatro semanas”, disse a diretora do Hemepar.

Sangue

Liana explica que apesar de não haver desabastecimento de sangue no Paraná, o Estado trabalha no limite. “Temos estoque para quatro ou cinco dias. Por isso a importância da campanha e das doações em todos os períodos do ano”. Ela acrescenta que o sangue retirado não faz falta para o doador e o organismo repõe este tecido líquido em poucos dias.

O Hemepar tem 22 unidades que funcionam em todas as Regionais de Saúde do Paraná e registram cerca de 17 mil doações por mês.

Participantes

“É o segundo ano que participo da campanha”, diz Fagner Camargo, que pratica atletismo há oito anos. “Decidi pensar no próximo. Se estou com saúde hoje posso ajudar muitas pessoas”.
A atleta Jennifer Antunes, ciclista de 15 anos, compareceu ao evento com a mãe, também ciclista, Celina Cerneiro. “Como a Jennifer é menor, trouxemos a declaração do pai, que é doador. Nossa família considera que doação é vida”, disse a mãe de Jennifer.

Doações

A faixa etária para doação de sangue é de 16 a 69 anos e, para doação de medula, de 16 a 65 anos. Os menores de 18 devem ter autorização dos pais. Para doar basta procurar uma unidade do Hemepar. Confira AQUI onde estão localizadas e quem pode doar.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.