Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A abertura oficial das atividades da Campanha Setembro Verde será no dia 5 de setembro, às 20 horas no Shopping Boulevard (2º andar), que fica na Avenida Theodoro Victorelli, 150. Neste dia haverá uma exposição de fotos de pessoas transplantadas. A Prefeitura de Londrina é uma das promotoras das ações da campanha.

A Campanha é alusiva à Lei nº 12.175/2014, da ex-vereadora Lenir de Assis, que institui, no calendário de Comemorações Oficiais do Município, o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos. O objetivo é conscientizar a população com ações educativas de informação e incentivo à doação voluntária de órgãos e tecidos. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde irá introduzir o assunto nos grupos conduzidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, durante todo o mês de setembro.

Segundo assessora técnica de Enfermagem, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde do Município, Simone Rodrigues, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para a causa. “Às vezes com uma simples orientação conseguimos desmistificar o assunto e consequentemente mobilizar mais pessoas dispostas a doar”, destacou.

Os profissionais da área de Educação Física do NASF também estarão presentes na “Caminhada Verde”, que acontecerá no dia 30 de setembro, às 16 horas, no Aterro do Lago Igapó, para auxiliar no percurso. Eles também se comprometeram a divulgar a atividade nos grupos, a fim de mobilizar mais pessoas para a caminhada.

A Secretaria Municipal de Educação também está apoiando a campanha, divulgando ações nas unidades escolares municipais, por meio dos diretores e coordenadores, que repassarão as informações para a comunidade. Foram distribuídos cartazes, com informações sobre o assunto, para as escolas municipais.

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) para transplantes, do Sistema Estadual de Transplantes, Ogle Pacchi, ressaltou que a doação de órgãos ainda é um tema novo para a sociedade. “Existe um grande número de desinformação sobre a morte encefálica, condição que permite a doação de órgãos, por isso a importância desta campanha, para esclarecer, refletir e informar a sociedade sobre o tema”, frisou.

Programação:

1) Abertura Oficial - com Exposição de Fotos
Data: 5 de setembro - terça-feira
Horário: 20 horas
Local: Shopping Boulevard (2o andar)
Av. Theodoro Victorelli, 150

2) Reunião Pública: A Visão Cristã da Morte e a Doação de Órgãos
Data: 13 de setembro - quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145

3) Solenidade Alusiva ao Dia Municipal do Doador de Órgãos
Data: 28 de setembro - quinta-feira
Horário: 14h30 
Local: Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145

4) Caminhada Verde
Data: 30 de setembro - sábado
Horário: 16 horas
Local: Aterro do Lago Igapó

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.