Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretaria estadual da Saúde realizou na quarta-feira (01) a aula inaugural da estratégia de qualificação profissional no Programa de Atenção ao Autismo.

Transmitido por videoconferência para as 22 Regionais de Saúde, o evento contou com a participação de 800 profissionais do Paraná, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina, além de representantes do Scott Center for Autism Treatment, do Florida Institute of Technology, dos Estados Unidos.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, reforçou a importância do aprendizado constante das equipes e profissionais que trabalham com pessoas portadoras do transtorno do espectro autista. “É um momento extremamente produtivo, com ênfase em ações estratégicas sempre com foco no bem-estar e qualidade de vida da população”, declarou Nardi.

Lançado pelo Governo do Estado em 26 de junho, o programa foi implantado por meio de parceria entre a secretaria de Estado da Saúde e do Scott Center for Autism Treatment e tem como objetivo ampliar o apoio e suporte às pessoas portadoras e de autismo e seus familiares. Uma das ações é a capacitação de profissionais de saúde, pais e cuidadores, garantindo atendimento qualificado na Rede Pública de Saúde. Além disso, será realizado um censo para identificar e conhecer a realidade dos diagnosticados.

Metodologia

Durante a aula inaugural, o psicólogo do Florida Institute of Technology, Michael Kelleey, apresentou os principais objetivos e módulos da capacitação. “Nosso compromisso é fazer com que os profissionais paranaenses sejam os mais instruídos e com a melhor força de trabalho para o atendimento de pessoas com autismo de qualquer país da América do Sul”, afirma Michael Kelleey.

Curso

O curso terá carga horária de quarenta horas, sendo uma parte presencial e outra a distância. Os módulos serão divididos em três partes: serviço clínico, treinamento e pesquisa.Após o treinamento, os formandos poderão reconhecer os sintomas do autismo, avaliar habilidades e déficits existentes no indivíduo, coletar dados, representar graficamente e tomar decisões baseadas no progresso da intervenção. Além disso, Michael explica que o sistema é autossuficiente, onde os profissionais podem treinar outros colegas.

“Vamos disponibilizar treinamento de última geração para qualquer pessoa que trabalhe na saúde. Nosso objetivo é ter uma força de trabalho bem treinada e de ponta para atender as pessoas com autismo. Também queremos que o Paraná torne-se referência no Brasil para atendimento clínico e treinamento”, finaliza Kelleey.

Cadastro

A Secretaria da Saúde está fazendo o levantamento do número de pessoas com transtorno do espectro do autismo através de cadastro online. O objetivo é identificar e conhecer melhor a realidade dos diagnosticados. Até o momento, já foram contabilizados 197 cadastros no Estado.O documento pode ser acessado aqui (201.77.19.17/autismo/form_ficha_cadastro/). As informações serão usadas para nortear a elaboração de políticas públicas na área.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.