Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Temas serão insônia e saúde pélvica para prevenção de incontinência urinária; comunidade acima dos 60 anos pode participar, sem limite de vagas

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões Oeste e Norte promovem, nesta semana, atividades que visam informar sobre a saúde do idoso. Hoje (24), às 13h, o Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania do CCI Oeste terá uma palestra com o tema “Saúde da região pélvica e cuidados para prevenção de incontinência urinária em pessoas idosas”. Já na sexta-feira (25), às 9h30, o Grupo de Convivência do CCI Norte terá uma conversa sobre insônia, realizada em parceria com a Unimed. Para ambas as atividades, não é necessário se inscrever previamente e não há limite de vagas, basta comparecer aos CCIs.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon, explicou que a saúde do idoso está vinculada à melhora na qualidade de vida. “Mais importante do que ter uma vida longa, é poder aproveitá-la da melhor forma possível, com bem-estar físico e mental. Essas palestras ajudam os idosos a observar seu problema, saber porque acontece e procurar mudança de hábitos ou uma ajuda mais especializada. Esse é o nosso papel, ajudar com informações em qualquer área. No caso destas palestras sobre saúde, buscamos auxiliar a pessoa idosa a ter cada vez mais qualidade de vida”, afirmou.

De acordo com a assistente social do CCI Oeste, Rosely Sonoda Gomes, a palestra sobre saúde pélvica e prevenção de incontinência urinária, de hoje (24), é voltada a todas as mulheres acima dos 60 anos que tiverem interesse. “É um assunto muito importante, a incontinência urinária é algo comum, e está relacionada à saúde pélvica. Já tivemos palestra sobre esse tema, antes da pandemia. Esperamos que venha bastante gente”, contou.

A atividade será às 13h, no CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Quem ministrará a conversa será a fisioterapeuta Emilly Pennas Marciano Marques, que é especialista com residência em Saúde da Família, e é mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A palestra é direcionada a mulheres, mas todas as pessoas acima dos 60 anos que quiserem ficar sabendo sobre as próximas atividades da unidade, podem telefonar no número (43) 3375-0334, ou comparecer pessoalmente no CCI, para se cadastrar.

Já no Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania do CCI Norte, a palestra desta sexta-feira (25) sobre insônia será conduzida pela enfermeira Andrea Coelho Dias, às 9h30. Conforme informou a assistente social do CCI Norte, Gleycielle Santos, qualquer pessoa acima dos 60 anos pode comparecer. “Não temos um limite de vagas. E quem vier, pode se cadastrar para participar das próximas atividades também”, explicou. Essa palestra será no CCI Norte, localizado na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind, Conjunto Maria Cecília.

Santos explicou que a atividade é feita numa parceria com o Programa Unimed Solidária. “Parte das ações dessa iniciativa inclui promover algumas palestras com o CCI e também com escolas e ONGs. O tema ‘insônia’ já tinha sido sugerido pelos idosos anteriormente, porque é uma questão com a qual alguns deles sofrem. Buscamos sempre trazer temas pertinentes ao envelhecimento saudável e ativo, e que sejam também de interesse dos participantes”, destacou. Para se cadastrar e ficar sabendo das próximas atividades do CCI Norte, basta ligar no telefone (43) 3373-0091.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.