Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Participantes de evento na Câmara alertaram para o grande número de diagnósticos tardios de câncer de mama, enquanto sobram exames nas unidades de saúde

A cerimônia alusiva à campanha “Outubro Rosa 2019” de prevenção ao câncer de mama, realizada na sessão ordinária da terça-feira (15), na Câmara de Vereadores, serviu como um alerta às mulheres para a necessidade de cuidado e atenção com o próprio corpo. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo e autora do requerimento de realização do evento, a vereadora Daniele Ziober (PP), chamou a atenção para as diferentes lutas que as mulheres enfrentam no dia a dia, levando-as muitas vezes e esquecerem-se do autocuidado.

“Temos que pensar em políticas públicas que deem mais atenção à prevenção, mas homens e mulheres também precisam estar atentos à importância de prevenir o câncer por meio de pequenos cuidados e hábitos saudáveis de vida, que nunca devem ser deixados para depois”, defendeu a vereadora. Da mesma forma, a coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Célia Hauly, chamou a atenção para os casos de mulheres que chegam a trabalhar em campanhas de prevenção à doença, mas acabam por negligenciar sua saúde. “Muitas não fazem a própria mamografia”, lembrou.

Os efeitos desta negligência, segundo a coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica e diretora clínica do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Eliane Beraldi Carmelo refletem-se no alto índice de casos diagnosticados já em estado avançado. “Aproximadamente 40% dos diagnósticos de câncer chegam até nós em um estágio em que já não é possível uma alta resolutividade do tratamento”, explicou a diretora do HCL. Ainda de acordo com Eliane Carmelo, só este ano a instituição passou a atender 366 novos casos de câncer de mama. Atualmente, são 2,1 mil casos em acompanhamento, entre os quais está um homem.

Sobra de exames

Se por um lado é comum o início tardio do tratamento, por outro há uma oferta não utilizada de mamografias na rede municipal de saúde, exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama. “Nos últimos anos tem sobrado vagas para o exame nas Unidades Básicas de Saúde”, revelou a enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, que representou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na cerimônia.

Segundo a enfermeira, o ano de 2018 terminou com 1,1 mil vagas para exames não utilizadas. Este ano há 2,6 mil vagas sobrando. “Cabe à mulher a corresponsabilidade pelo diagnóstico e tratamento. Ela não precisa nem passar pelo médico para solicitar a mamografia nos postos de saúde. O corpo de enfermagem está habilitado a solicitar e até a avaliar o resultado”, ressaltou, lembrando que independentemente da idade, ao perceber alguma alteração no corpo, a mulher deve procurar o mais rápido possível o serviço de saúde.

A cerimônia realizada na Câmara foi presidida pelo vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e contou com a participação do vereador Felipe Prochet (PSD), membro da Comissão, na mesa de trabalhos; da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Nádia Moura; e da psicóloga Adriane Hisnauer Cantone, que deu um depoimento sobre a própria experiência de enfrentamento e cura de um câncer de mama.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.