Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No momento em que autoridades de saúde buscam soluções para atenuar os problemas psíquicos, com foco na prevenção do suicídio, a Clínica Psicológica da UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferece plantão gratuito e sem necessidade de agendamento prévio para atendimento de casos emergenciais.

O serviço é indicado para pessoas maiores de 18 anos que necessitam de apoio profissional para lidar com problemas psicológicos, questões pontuais como o luto, crises de angústia e preocupações com a vida acadêmica e profissional.

O plantão é aberto à população de segunda à sexta-feira, das 12 às 14 horas. Para a maior possibilidade de atendimento, o serviço também é oferecido em horários estendidos na segunda-feira, das 18 às 20 horas e às quartas-feiras, das 8 às 18 horas. Informações pelo telefone (43) 3371-4237.

O atendimento é feito por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da UEL, devidamente supervisionado por professores, com larga experiência em clínica.

A diretora da Clínica Psicológica da UEL, professora Maíra Bonafé Sei, diz que os atendimentos prestados durante o plantão representam um serviço imediato e emergencial, uma alternativa de acolhimento gratuita à comunidade.

O objetivo é ajudar o paciente a encontrar novas possibilidades para enfrentar problemas e indicar vias de encaminhamento de acordo com a situação. “O plantão é um serviço essencial. Às vezes, tudo o que a pessoa precisa é ser ouvida e desabafar imediatamente. Ela não pode esperar para iniciar um processo longo como a psicoterapia”, afirma.

Desde 2015 cerca de 500 pessoas foram atendidas pelo Plantão. Pesquisa feita entre 2015 e 2016 apontou que 12% dos pacientes atendidos apresentavam quadro de depressão e que 10% tinham ansiedade. Os dados também revelaram que 18% dos atendidos haviam tentado ou pensado em suicídio. Luto, problemas no relacionamento e questões acadêmicas também foram dados considerados relevantes no estudo.

Outros números

As doenças provenientes de problemas psicológicos apresentam números expressivos no Brasil e no Mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira tem depressão. A ansiedade também é um mal que acomete os brasileiros, segundo a OMS. De acordo com as autoridades de saúde, o atentado contra a própria vida também é reflexo de doenças psicológicas não tratadas.

Em Londrina casos de suicídio pela ingestão de substâncias tóxicas são atendidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Hospital Universitário (HU). Segundo dados do Centro, entre janeiro e setembro de 2018, 747 pessoas atentaram contra a própria vida na cidade. O dado, apesar de 11% menor que os 832 casos do mesmo período no ano passado, apresenta um número estável, com oito mortes nos dois anos.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.