Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao longo da pandemia, o Norte paranaense foi equipado com 654 novos leitos exclusivos de Covid-19. Destes, são 240 leitos de UTI e 404 de enfermaria adulto. Também foram incorporados à rede de atendimento hospitalar 5 leitos de UTI e 5 de enfermaria pediátrica. Os dados englobam os leitos abertos de março de 2020 até quarta-feira (10).

Logo no início da pandemia, em abril de 2020, o Hospital Regional do Norte Pioneiro teve sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativada com 10 novos leitos UTI, além de receber o reforço de oito novas enfermarias para o atendimento emergencial. O complexo localizado em Santo Antônio da Platina é considerado estratégico no combate à doença. Posteriormente, a cidade recebeu mais 5 leitos UTI e 1 enfermaria, totalizando 15 novas UTIs e 9 novas enfermarias na cidade.

Em junho, foi inaugurada uma das principais ações do Estado para aumentar a capacidade de atendimento hospitalar: o Hospital Regional de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. O centro médico, que seria inicialmente inaugurado apenas em dezembro, foi antecipado para proporcionar o atendimento a novos casos de Covid-19 na região. Desde então, a cidade já recebeu 26 UTIs e 48 novas enfermarias.

Em julho foi vez do Hospital Universitário de Londrina receber reforço. O HU, vinculado à Universidade Estadual de Londrina, passou de 48 para 80 leitos UTI, e de 96 para 121 leitos de enfermarias. Ao todo, o investimento do Governo do Estado no local foi de aproximadamente R$ 28 milhões. O complexo funciona como Hospital de Retaguarda Covid-19 para 97 municípios da região. Posteriormente, a estrutura dará lugar à maternidade do HU.

“A macrorregião Norte tem Londrina como polo, mas muitos municípios precisavam de reforço na estrutura de atendimento. Tivemos isso como prioridade desde o começo da pandemia, dentro da regionalização de saúde que queremos para o Estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Abrimos mais leitos em um ano do que o Paraná abriu nos últimos 30. É resultado de um esforço coletivo com as prefeituras, a sociedade e a iniciativa privada”.

Também foram ativadas 50 UTIs e 40 enfermarias em Arapongas; 20 UTIs e 45 enfermarias em Apucarana, sendo 5 pediátricas; 15 UTIs e 16 enfermarias em Cornélio Procópio; 5 UTIs e 10 enfermarias em Bandeirantes; 1 leito de UTI e 10 de enfermaria em Jacarezinho; 20 enfermarias em Rolândia; e 15 enfermarias em Santa Mariana.

Foram 3.938 leitos exclusivos Covid-19 ativados no Paraná desde março de 2020 até março de 2021. Dentre eles, são 1.547 leitos de UTI e 2.335 de enfermaria adulto, além de 22 leitos de UTI e 34 de enfermaria pediátrica.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.