Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue realizou, na manhã desta sexta-feira (29), a primeira reunião ampliada em 2016. A comunidade foi mobilizada para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, através de entidades e instituições que representam a população. O encontro aconteceu no anfiteatro do Hospital do Câncer de Londrina.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, anunciou que foi confirmado, por laboratório particular, o primeiro caso de zika vírus no município, com características de ser autóctone, ou seja, contraído em Londrina. O caso foi encaminhado para contraprova no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e o resultado deve ficar pronto em cerca de 30 dias. A vítima é um homem de 68 anos, morador da região central de Londrina. “Se isso for confirmado, significa que o vírus já está circulando em Londrina e isso é muito preocupante”, disse Martin.

Segundo ele, o Município vai intensificar as ações de combate ao mosquito, em conjunto com a 17ª Regional de Saúde, que cuida das ações na região. Uma das medidas anunciadas pelo secretário foi a convocação dos 315 agentes comunitários de saúde do município para trabalharem exclusivamente com a equipe de endemias, composta por 251 agentes estatutários e 120 agentes temporários, contratados recentemente por meio de processo seletivo. A equipe vai realizar vistorias nos imóveis da cidade, fazendo a remoção de criadouros.

“Com este ‘exército’ de combate ao mosquito nossas projeções apontam que vamos conseguir passar em cada imóvel de Londrina pelo menos uma vez por mês, fazendo um trabalho de conscientização e eliminação de criadouros”, destacou.

O secretário de Saúde pediu a colaboração da população. “Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos também do apoio da comunidade. É necessário que as pessoas façam uma varredura em suas casas e quintais pelo menos duas vezes por semana, eliminando os possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”, disse.

Martin destacou ainda que as reuniões do Comitê são fundamentais para mobilizar os diversos segmentos representantes da população, em ações mais concretas. Estiveram presentes no encontro membros de associações de moradores, entidades prestadores, instituições de saúde, conselhos municipais e conselhos de saúde, sindicatos, Câmara Municipal de Londrina, secretários municipais, estudantes universitários, policiais civis e militares, entre outros.

Outras ações - Entre as atividades que serão realizadas em fevereiro, estão ações educativas, mutirões, carreatas e passeatas. A partir do dia 2 (terça-feira), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão engajadas em ações pontuais, em suas respectivas áreas de abrangência. Serão promovidas orientações ao público e visitas a moradores dos bairros próximos.

No dia 6 (sábado) será realizada a “Hora H contra a Dengue”, que envolverá diversas ações educativas em Londrina. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde e acontece em todo o Brasil. Entre as atividades, haverá uma carreata que sairá, às 8h30, do Centro Cultural da Região Norte, percorrendo diversas ruas até chegar ao Calçadão. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Para os dias 2, 3 e 4, e 10, 11 e 12 de fevereiro estão programadas passeatas em todas as regiões da cidade. A intenção é orientar e conscientizar a população, principalmente nos bairros com altos índices de infestação, sobre a maneira adequada de prevenção ao mosquito da dengue.

Sinaleiro do bem – Nesta sexta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Indústrias promoveu a ação educativa “Sinaleiro do Bem” no Jardim São Marcos, região sul. Oito Agentes Comunitários de Saúde percorreram o bairro realizando visitas para orientar os moradores e verificar se suas casas apresentam risco de infestação de dengue. Caso o imóvel seja considerado um local em estado crítico para criadouros do mosquito, o mesmo é sinalizado pelos agentes com a cor vermelha. A cor amarela indica alerta e aponta que a residência precisa de mais cuidados, e a cor verde sinaliza que não há foco de dengue. O objetivo é promover a conscientização de forma didática.

Dengue em números – Os números atualizados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que foram registradas, de 1 de janeiro até agora, 983 notificações da doença. Destas, 96 foram confirmadas por laboratório e 837 aguardam exames de laboratório. Com relação a chikungunya, foram notificados quatro casos este ano, dois foram descartados e dois estão em investigação.

Segundo os dados apresentados, foram realizadas em Londrina, no ano de 2015, 721.220 vistorias em imóveis, além de 5.280 pesquisas e tratamentos, quinzenais, em pontos estratégicos como borracharias, ferros velhos e reciclagens. Também foram realizadas, no mesmo ano, 1.328 atividades educativas sobre a dengue para a população.

O município realizou, ainda, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, nos meses de fevereiro e abril de 2015, três ciclos de aplicação de inseticida, com carros fumacê, para matar o mosquito adulto, em 1.736 imóveis de 124 localidades, totalizando 3.658 quarteirões. Em dezembro, foram realizados mais quatros ciclos, com aplicação do fumacê em 68.031 imóveis de 72 localidades, totalizando 2.467 quarteirões.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.