Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com os primeiros casos confirmados de coronavírus no país, as autoridades de saúde reforçam que só são considerados suspeitos de infecção pelo COVID-19 as pessoas que viajaram para países com circulação ativa do vírus, como China e Itália, e que apresentem sintomas de gripe associados à febre até duas semanas depois do retorno ao Brasil. O infectologista Werciley Júnior enumera os sintomas que o paciente infectado pode apresentar.

“Esse é um vírus que causa, basicamente, um quadro gripal. Causa febre, mal-estar, pode causar coriza e tosse seca. Em alguns casos, pode evoluir para um quadro de pneumonia e esse é o quadro grave que pode incluir dificuldade respiratória e até mesmo a necessidade de incubação e levar a óbito. Mas esses que evoluem a óbito são minoria: menos de 2% de todas as pessoas com a doença.”

Entre as medidas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o coronavírus, o Ministério da Saúde orienta lavar as mãos com água e sabonete, ao menos cinco vezes por dia; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, de preferência com álcool em gel. Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.

Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.