Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados são relativos ao 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa)

Entre as localidades com maior número de focos positivos do mosquito estão os bairros Centro (com 8%) e o Quati (7,69%), localizados na região Central da cidade, que obteve, no balanço geral por regiões, o maior índice de infestação da cidade, somando 1,84%. Isso significa que a cada 100 imóveis vistoriados pelos agentes nesta região, pelo menos 1,8 estavam com focos positivos da dengue.

No bairro Centro, a maior quantidade de focos foi registrada em depósitos móveis, que são aqueles objetos que podem ser movidos de um lugar para o outro, como vasos de plantas, frascos de produtos de limpeza, bebedouros dos animais, latas e garrafas PET que servem para o plantio de flores, brinquedos deixados nos quintais com água parada, potes de sorvetes e outros.

Já no Quati, que também fica na região Centro, a maioria dos focos positivos estava em lixo mal acondicionado. Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, o fato de os moradores deixarem sacos de lixo mal fechados e no tempo, propicia o desenvolvimento do mosquito, pois ele precisa de pouca quantidade de água parada para se desenvolver. Além disso, latas de tintas sujas, garrafas de plástico estragadas e outros materiais que não podem ser reciclados também foram os causadores do alto índice no bairro Quati.

A região Norte foi a segunda colocada em número de infestação, significando 1,71. Nela, os bairros mais afetados são o Jardim Paraíso 6,06% e o Jardim Continental com 5,17%. No primeiro bairro, as larvas do mosquito estavam no lixo descartado de maneira errada. Já no Jardim Continental estavam nos depósitos móveis, assim como aconteceu no bairro Centro.

A terceira região da cidade mais afetada foi a Sul, com 1,64% dos imóveis com focos da dengue. Os bairros São Marcos e Moringão apresentaram os maiores índices da região. No São Marcos, a cada 100 imóveis inspecionados 7,69 estavam com dengue e, em sua maioria, eram focos encontrados em depósitos móveis e poderiam ter sido evitados. Já no bairro Moringão, a infestação chegou a 16,67%. Os focos também estavam em sua grande maioria nos depósitos móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais e recipientes deixados expostos com água parada.

Na região Leste de Londrina, o índice geral chegou a 1,43%, tendo o Conjunto Eucalipto como a maior preocupação daquela área, pois a cada 100 imóveis vistoriados, 8,57 estavam com focos da dengue. Assim como nos bairros Moringão, Centro, São Marcos e Jardim Continental, a maioria dos focos positivos do transmissor da dengue estava nos depósitos móveis.

A região com o menor índice da cidade foi a Oeste, com 1,26% de infestação. Os moradores dos bairros Jardim do Sol (7,41%), Jardim Sabará (6,67%) e o Universitário (5,41%) precisam se atentar as medidas preventivas e de combate ao Aedes, visto que foram os mais problemáticos da região inteira. No primeiro bairro, os recipientes com água parada e focos positivos eram vasos e pratinhos de flores, bebedouros dos animais e outros objetos que poderiam ser retirados para não deixar água parada.

Já no Universitário além dos depósitos móveis, os moradores descuidaram do lixo deixado exposto e mal acondicionado. E no Jardim Sabará o problema também estava nos depósitos fixos, que são as calhas entupidas, lajes com água parada, vasos sanitários em desuso, ralos e outros locais que não podem ser retirados no local para limpeza.

Estes bairros todos demonstram a realidade da cidade em geral, pois dos 9.013 imóveis inspecionados, durante os dias 2 a 6 de julho, de cada 100 casas, apartamentos, pontos comerciais, terrenos baldios e construções pelo menos 1 estava com focos positivos do mosquito Aedes aegypti.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.