Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as instituições de ensino público ou privado do Paraná exigem o documento para fazer a matrícula de estudantes menores de 18 anos

Neste período de novembro, os pais estão atrás de realizar a matrícula de seus filhos nas escolas. Além da documentação oficial do estudante, desde 2018 as instituições de ensino públicas e privadas do Paraná passaram a exigir a Declaração de Vacinação. Muitos clientes buscam esse documento na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina. Porém, a falta de vacina obrigatória no calendário nacional de vacinação impossibilita a entrega da declaração.

Conforme a Lei nº 19.534, de 4 de junho de 2018, tornou-se obrigatória a apresentação da Carteira de Vacinação dos estudantes menores de 18 anos no ato da matrícula em todas as instituições de ensino da rede pública e particular do Paraná que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e médio.

De acordo com a lei estadual, a falta do documento ou a constatação de que alguma vacina obrigatória não foi tomada pelo estudante não impossibilita a matrícula. Porém, o artigo afirma que a regularização deve ser feita em 30 dias. Caso contrário, a escola deve comunicar o Conselho Tutelar.

Na Declaração de Vacinação, devem constar todas as vacinas do Calendário de Vacinação da Criança e do Calendário de Vacinação do Adolescente, que são disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde. A gerente de Negócios, Zenaide Leão, explica que a Clínica de Vacinas só entrega aos clientes o documento contendo as vacinas realizadas na unidade de imunização da cooperativa. "Os pais devem vir até a clínica com a carteirinha de vacinação da criança em mãos. Após análise do documento, a declaração é emitida e assinada. Se estiver faltando uma única vacina, a declaração não será entregue, pois a criança não está totalmente protegida de acordo com sua idade", afirma.

Zenaide informa que não consegue entregar a declaração das vacinas realizadas na rede pública porque não tem acesso ao registro do governo. "Neste caso, o cliente deve procurar o posto de saúde onde recebeu a vacina", complementa.

Manter a carteira de vacinação completa é ideal para evitar o desenvolvimento de inúmeras doenças. A vacina ainda é o meio mais eficaz para imunizar o indivíduo e a falta dela permite que doenças até então erradicadas voltem a infectar a população. É o caso do sarampo. Em 2016, o Brasil estava livre da doença, mas nos últimos 30 dias registrou 5,6 mil casos. Em Londrina, há sete confirmações.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.