Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina teve importantes avanços na estrutura de saúde para o combate ao coronavírus e todas as ações fundamentais para reforço da rede pública tiveram a participação do deputado estadual Tercilio Turini na articulação com o Governo do Estado. A ampliação de leitos de isolamento e de UTIs no Hospital Universitário, a instalação do hospital de campanha também no HU e a autorização para a UEL realizar exames da Covid 19 deram mais suporte para o enfrentamento da pandemia.

No final de março, quando o Paraná contabilizava menos de 250 casos da doença, o deputado Turini já atuava em conjunto com dirigentes da UEL e do HU para fazer exames de Covid em Londrina. “A descentralização dos testes é determinante para confirmação de casos, tratamento de pacientes e adoção de medidas de prevenção, como isolamento de pessoas próximas”, afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 30 de março.

Na época, o deputado destacou que as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel já dispunham de estrutura para realizar os testes e só dependiam da autorização da Secretaria de Saúde do Estado para iniciar a análise em pacientes internados e outras pessoas em situação de risco. “O momento exige agilidade nos resultados. A descentralização dos testes vai contribuir bastante no trabalho da rede de saúde, salvando vidas e norteando ações”, salientou Turini.

Desde a segunda quinzena de maio a UEL está fazendo centenas de exames diariamente, nos laboratórios do HU, contribuindo para o acompanhamento mais eficaz na confirmação de casos e descarte de suspeitas, beneficiando moradores de toda Região Metropolitana de Londrina. “Foi um trabalho de convencimento com alcance muito grande e envolveu lideranças politicas, empresariais, gestores da UEL, HU e especialistas da saúde”, aponta o deputado.

Já a melhoria na estrutura do Hospital Universitário aumenta a capacidade de acolhimento a pacientes de todo o Norte do Paraná, explica Tercilio Turini. No dia 18 de março, também em pronunciamento na Assembleia, o deputado já alertava para a necessidade de instalação urgente de UTIs exclusivas para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

 “A tendência é o quadro se agravar, exigindo mais estrutura nos hospitais para tratar das pessoas acometidas pelo vírus. A gravidade requer iniciativas rápidas e concretas, porque o Paraná certamente terá muitos casos da doença”, declarou Tercilio Turini naquela oportunidade, com a sua experiência de médico infectologista, que por mais de 30 anos foi professor do curso de Medicina da UEL e diretor do Hospital Universitário.

Em 24 de abril, o HU recebeu R$ 21 milhões do governo estadual para instalar 56 leitos UTI para adultos, 16 leitos pediátricos e mais 142 leitos de enfermaria. “O governador Ratinho Junior veio a Londrina anunciar o investimento no Hospital Universitário. Foi um momento histórico para a rede de saúde pública de Londrina, resultado da mobilização da sociedade organizada”, afirma Tercilio Turini, que teve papel de destaque na conquista, juntamente com os deputados Tiago Amaral e Cobra Repórter, entre outras lideranças.

A implantação no HU da unidade de campanha, ou hospital de retaguarda, foi mais uma reivindicação da comunidade, com atuação firme do deputado Tercilio Turini. “O Hospital Universitário é o maior da rede pública no interior do Paraná, recebe pacientes de centenas de municípios e só atende pelo SUS. É estratégico e se tornou referência para o governo no tratamento do coronavírus”, salienta Turini, lembrando que todo reforço na estrutura do HU permanecerá à disposição da população quando a pandemia passar.

A direção do HU aponta antes da crise do coronavírus, o hospital contava com 297 leitos, sendo 41 de UTI. Agora já tem 327 leitos, 79 deles de UTI. E vai chegar a 447 leitos quando estiver concluída a implantação da unidade de campanha, ou hospital de retaguarda. “Sem dúvida uma vitória para Londrina e toda região”, enfatiza o deputado estadual Tercilio Turini.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.