Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O esforço pela desburocratização de processos para abertura de empreendimentos é tema recorrente em Londrina. Mais especificamente para empreendimentos da área da saúde, um olhar aprofundado vem sendo discutido pelo grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial, governança que reúne hospitais, clínicas, laboratórios, entidades e empresas da saúde e setores correlatos na cidade.

As discussões tiveram início em 2016 e se intensificaram a partir de um evento para facilitar a compreensão de processos quando se trata da abertura de um novo empreendimento da área da saúde. Realizado em agosto do ano passado, o evento reuniu as Secretarias da Fazenda, de Obras e de Saúde, além do IPPUL – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, Conselho Municipal da Cidade e Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, participaram arquitetos, contadores, engenheiros, gestores, empreendedores e profissionais da saúde. A partir de então, o Salus iniciou um trabalho de elaboração de propostas, que foram entregues recentemente à Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização dos Processos e Procedimentos Administrativos, da Prefeitura de Londrina.

De acordo com o arquiteto Nelson Giácomo, membro da governança do Salus, o objetivo é ajudar a comissão a compreender melhor as dificuldades reais de empreendimentos do setor da saúde. “É um processo que não se limita à aprovação de um projeto, mas sim em toda a obra, até a liberação do Habite-se. Em geral, nós percebemos que há uma dificuldade em aprovar os processos, uma certa desconexão entre os órgãos. Por vezes, o mesmo documento é solicitado em um órgão e também em outro. A partir do evento que realizamos e das discussões subsequentes, elaboramos um documento que poderá ajudá-los. Tem sido muito positivo e está sendo pensado um formato bem interessante e ágil para desburocratizar processos em Londrina”, considera.

Segundo Pedro Sella, diretor de Ciência e Tecnologia da Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, a Comissão criada na prefeitura vem aperfeiçoando os procedimentos e lançando um olhar especial sobre a área da saúde. “Pretendemos colocar permanentemente a área da saúde em evidência, junto à vigilância e outros órgãos e setores competentes. Estamos revendo processos, solicitações de informações e adequando os procedimentos, para que demore menos tempo de execução”, ressalta.

O diretor também destaca que a Comissão tem ações previstas para curto, médio e longo prazos, para tornar a cidade menos burocrática em geral, favorecendo empresas de todos os segmentos e gerando impacto direto na economia do município. “Essa é uma das prioridades,  que irá ajudar no crescimento de Londrina. E a contribuição do Salus tem sido fundamental ao trazer a temática da saúde e as dificuldades de instalação de empresas e indústrias”, conclui.

ASCOM/SALUS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.