Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Enfoque será nas especificidades da doença, sintomas e encaminhamentos; atividades encerram programação em torno do Setembro Lilás

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza na próxima semana duas palestras sobre o Alzheimer, enfermidade progressiva que compromete a memória e outras funções mentais. As atividades vão ao encontro do Setembro Lilás, campanha que propõe ações de conscientização sobre a doença. As atividades serão realizadas nos Centros de Convivência do Idoso "Benedito Camargo Sobrinho" (CCIs) Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111 e no CCI Leste, localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260.

Na segunda-feira (24), às 14h, o médico geriatra Juan Castanedo, fala sobre “O que é preciso saber sobre a Doença de Alzheimer” no CCI Leste. A conversa, que integra a programação do Grupo de Convivência "Qualidade de Vida e Cidadania", tem como objetivo apresentar informações acerca da doença, conscientizar os presentes sobre a importância de medidas preventivas, expor impactos do Alzheimer na vida dos idosos e outros conhecimentos.

Alguns pontos a serem abordados durante a conversa são as fases do Alzheimer, que pode ser dividido ao menos em três estágios: leve, moderado e avançado, assim como idade, depressão, tabagismo e diabetes, que configuram fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, os idosos terão acesso a outras informações pertinentes, orientações e curiosidades e a oportunidade de tirar dúvidas com o especialista.

A discussão é uma das atividades promovidas pelos CCIs que, segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Brandão, atuam na prevenção e conscientização sobre enfermidades. “O Alzheimer e outras doenças degenerativas são trabalhadas de forma sistematizada durante o ano todo nos Centros de Convivência. Realizamos oficinas, palestras informativas e de orientação, outras que desenvolvem a coordenação motora fina e também exercícios físicos. Tudo isso contribui para o fortalecimento da saúde mental e física do idoso, o que reflete diretamente na prevenção de doenças”, explicou.

Já o Grupo de Convivência "Qualidade de Vida e Cidadania" do CCI Oeste, recebe na quinta-feira (27), às 14h, uma palestra com o tema “Doença de Alzheimer: Sinais e encaminhamentos”. A ministrante será Elaine Mateus, presidente do Não Me Esqueças - Instituto Londrinense de Alzheimer que desenvolve a campanha do Setembro Lilás no Município com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da SMS. O objetivo da conversa é chamar a atenção dos idosos aos sinais da patologia, já que a redução da memória é um sintoma intrínseco ao envelhecimento e mostrar que, embora não haja cura, o tratamento pode ajudar a controlar e reduzir os sintomas.

Alguns aspectos a serem abordados é o fato de que, para detectar a doença, é necessário um diagnóstico médico. Apesar disso, é importante que idosos, familiares e cuidadores estejam atentos aos sinais, dado que o diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida. A conversa inclui também propostas de encaminhamentos e orientações sobre medidas que podem auxiliar no tratamento.

A palestra encerra a série de ações desenvolvidas pela SMS e SMI durante todo o mês, referente ao Setembro Lilás. De acordo com Cleir, falar sobre a doença é fundamental nesta fase da vida. “Queremos chamar atenção para o Alzheimer, falar sobre a importância das medidas preventivas e sobre as formas de tratamento. Nós desenvolvemos nos CCIs, em parceria com o NASF, um grupo de memória formado por idosos que têm um indicativo para a prevenção da doença. O Setembro Lilás contempla muito este segmento assim como os demais frequentadores dos Centros, já que é a partir dos 60 anos quando os sintomas começam a aparecer”, expôs.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.