Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria municipal de Saúde decidiu antecipar o início do Outubro Rosa em Tamarana. Neste ano, além do exame preventivo de câncer de colo do útero (conhecido como papanicolau) já ofertado por meio de agendamento nas Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do Centro e do Jardim Juny, a ação também será realizada, a partir desta sexta-feira (20), através de livre demanda (sem necessidade de ter hora marcada) no ambulatório do Hospital Municipal São Francisco.

O atendimento no ambulatório irá seguir até o fim de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa é direcionada para mulheres com mais de 25 anos ou que já tenham vida sexual ativa. Para ser examinada, basta apresentar o cartão do SUS.

O papanicolau também será oferecido para usuárias das quatro unidades de saúde da zona rural (Assentamentos Mandassaia e Serraria, Bairro dos Moreiras e Incra). A Secretaria de Saúde orienta as mulheres dessas localidades a procurarem os agentes comunitários de saúde responsáveis por essas regiões para saber os dias e horários de atendimento.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é a quarta causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Conforme as estimativas do Inca, 16 mil novos casos foram registrados em 2018.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.