Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dirigentes de diversas organizações não-governamentais e entidades que atuam na área de saúde e no controle do tabagismo reiteraram nesta quarta-feira (21/08), durante encontro com o advogado-geral da União, André Mendonça, apoio à ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) para que fabricantes de cigarro paguem pelas despesas do poder público com o tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo.

“Nos EUA, essas mesmas empresas já pagam essa conta há vinte anos. Já pagaram mais de US$ 160 bilhões, mas no Brasil ainda não foram responsabilizadas”, assinalou a diretora jurídica da Aliança de Controle do Tabagismo, Adriana Carvalho. “É uma indústria que causa uma externalidade negativa muito grande para o país. Por isso nossa expectativa em relação à ação é enorme. É uma oportunidade para que a indústria seja finalmente responsabilizada e pague essa conta”, completou.

“O resto do mundo vê essa ação da AGU como um passo extremamente corajoso e importante no sentido de implantar a Convenção para Controle do Tabaco da ONU, em especial o artigo que incentiva países a responsabilizar a indústria”, acrescentou Patrícia Sosa, diretora para América Latina e Caribe da Campanha para Crianças Livres do Tabaco. “O mundo está prestando atenção no trabalho que vocês estão fazendo e nós estamos oferecendo todo nosso apoio e nossa experiência com litígios semelhantes de outros países”.

O mesmo suporte foi oferecido pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças do Pulmão. “Temos uma grande expectativa em relação a essa ação e estamos à disposição para fornecer subsídios técnicos e todo apoio que a AGU precisar para sustentar essa brilhante ação judicial”, disse a consultora de Controle de Tabaco da entidade, Cristiane Vianna.

Também participaram da reunião Valeska Figueiredo (pesquisadora da Fiocruz), Gustavo Sóñora (diretor regional na América Latina da União Internacional contra a Tuberculose e Doenças do pulmão), Jéssica Vele (Bloomberg Philanthropies), Yolonda Richardson (vice-presidente executiva de Programas Globais da Campanha para Crianças Livres do Tabaco), Adalberto Pasquolotto (professor e pesquisador da PUC/RS) e Graziele Grilo (coordenadora do Programa de Pesquisa da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Healthy), além de dirigentes do Departamento de Assuntos Internacionais da AGU.

 “Confiamos muito na Justiça e temos uma atenção especial para esse processo”, disse o advogado-geral da União, André Mendonça, durante o encontro. “A perspectiva que interessa nesse caso é a do direito e a do impacto para a sociedade e para a saúde pública, além de criar uma conscientização em relação ao tabaco”, concluiu.

Ascom/ Advocacia-Geral da União (AGU)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.