Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ter a saúde bucal em dia é fundamental para uma boa qualidade de vida. Para alcançar a higiene bucal adequada é necessário criar o hábito da escovação regular ao menos três vezes por dia, além do uso frequente do fio dental após as refeições. O uso do enxaguante bucal - hábito bastante comum entre os brasileiros nos dias de hoje -, no entanto, só apresenta bons resultados junto com uma escovação regular.

A dentista e consultora de higiene bucal, Érika Vassóler, afirma que os bochechos com enxaguante bucal são adequados para pacientes com cáries, dentes sensíveis e doenças ligadas à gengiva. Nesses casos, o produto, de preferência à base de flúor, deve ser utilizado uma vez por dia, de manha e a noite, como forma de ajudar a combater a formação de lesão da cárie.

Para pessoas que não apresentam nenhum tipo de problema bucal, a atuação do enxaguante com flúor serve apenas como complemento na higienização dentária e pode ser utilizado diariamente, exceto em relação aos produtos que contêm álcool, que devem ser utilizados moderadamente e sob orientação profissional. Entre os principais benefícios dos enxaguantes estão a redução das placas bacterianas, das bactérias que causam gengivite, mau hálito, cárie e outras doenças periodontais.




***Dicas da especialista***


• Evite composições com álcool e escolha os enxaguantes à base de cloreto de cetilpiridínio + fluoreto, que são os mais seguros para os dentes;
• Tome cuidado para não ingerir o produto, pois pode causar enjoo ou diarreia;
• Peça orientação ao seu dentista para a escolha correta do enxaguante;
• Utilize o enxaguante bucal apenas após a escovação e fio dental;
• Utilize apenas 20 ml do produto escolhido;
• Faça bochechos durante 30 segundos;
• Após realizar o bochecho, evite lavar a boca para não tirar o efeito do produto. 

Redação/J.U

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.