Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo o ortopedista especialista em ombro e cotovelo, Rodrigo Alexandre Egger, a dor é causada pela fadiga muscular

O tenista sérvio Novak Djokovic não joga mais este ano. Ele anunciou na quarta-feira (26) que iniciará um período de repouso para se recuperar de lesões no cotovelo que o acompanham desde o início de 2016. O jogador de 30 anos diz que os médicos recomendaram o descanso.

“Depois de quase um ano e meio tratando a lesão no cotovelo, tomei a decisão de não jogar mais torneios na temporada de 2017. Infelizmente, era uma decisão que precisava ser tomada nesse momento. Wimbledon foi provavelmente o torneio mais difícil, em termos de sentir a dor, que aumentou. Consultei muitos médicos nos últimos 12-15 meses e especialmente nessas últimas semanas que a lesão piorou. Todos eles acharam que eu preciso de descanso, de tempo”, declarou.

Ele não deixou claro qual a lesão que o acometeu. Uma lesão que mais afeta os tenistas na atualidade é a Epicondilite lateral. Segundo o ortopedista especialista em ombro e cotovelo, Rodrigo Alexandre Egger, do Instituto de Vídeoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia (Ivot), de Londrina, a dor é causada pela fadiga muscular, devido ao uso de raquete inadequada ou mais pesada do que o indicado para o praticante. Uma outra possibilidade, na visão do médico, é a corda muito dura. “Gera uma fraqueza muscular e, consequentemente, uma isquemia na musculatura dos extensores na região do epicôndilo. Todos os músculos extensores do antebraço e da mão se originam lá”, apontou o ortopedista, alertando principalmente os tenistas amadores.

Para o especialista essas dores são fáceis de serem detectadas. “A dor no local é intensa e o paciente deve procurar um médico quando sentir dificuldades para segurar objetos ou então sentir uma queimação na parte externa do cotovelo”, disse.

A correção na postura do atleta e pausas para alongamentos locais são muito importantes para que se evite problemas. A epicondilite tem tratamento, mas se evitada pode prolongar a prática do exercício físico. “O uso de relaxante muscular, gelo e a fisioterapia são importantes, assim como melhorar a empunhadura, aliviando a tensão. Outra coisa é evitar usar raquetes muito duras e pesadas”, concluiu.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.