Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saiba a importante colaboração da sociedade para acelerar o processo de transplante de órgãos no Brasil. Aliás, é preciso ser muito rápido, pois a vida de alguém é o que está em risco. Por isso que, nesse momento, o milagre precisa de asas para voar.

O aeroporto estava fechado devido a condições meteorológicas, e alguns passageiros já estavam desistindo daquela viagem. Quando eu fiz o anúncio que nós estávamos transportando um órgão para transplante, todo mundo sentou, ninguém quis mais retirar a sua bagagem. Porque, quando um passageiro desce, por norma de segurança, nós temos que abrir o porão e fazer a retirada dessa bagagem. Quinze minutos depois, o aeroporto abriu e nós conseguimos decolar, e ainda conseguimos pousar no nosso horário previsto. Os passageiros aplaudiram e todo mundo saiu parabenizando a tripulação e foi muito emocionante, é até um voo inesquecível”.

O relato do comandante Sérgio Sobreira, piloto de voos comerciais, demonstra a importância da colaboração de toda a sociedade para a velocidade no transplante de órgãos no Brasil. Aliás, esse processo precisa ser muito rápido, pois a vida de alguém é o que está em risco. Por isso que, nesse momento, o milagre precisa de asas para voar. E é aí que entra a parceria entre o Governo Federal, a Força Aérea Brasileira e as companhias aéreas: O compromisso de agilidade pela vida, em que órgãos e equipes médicas são transportados com prioridade de voo e decolagem das aeronaves. Então, para ter um processo ágil, é fundamental manter uma comunicação integrada entre as equipes de saúde, como explica o médico Weber Matos, que faz parte do Centro de Transplantes do Distrito Federal.

“Existe uma interação entre a procura de órgãos e a equipe de captação. E essa interação também é imediata. Então, identificou a morte encefálica, os familiares são notificados. Porque não há possibilidade de doação de órgãos, de transplante de órgãos, sem que os familiares do paciente que teve a morte encefálica, sejam orientados e deem o acordo para que essa captação seja efetuada”.

Esse empenho dos profissionais de saúde é recompensado pela dedicação do sistema aéreo. Nesse momento, é quando a esperança encontra caminhos mais curtos por entre as distâncias continentais do Brasil. É nessa hora, também, que o esforço pessoal é muito valioso, afirma o diretor de Comunicação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Adrian Alexandri.

“Agilidade do avião necessita de profissionais engajados, sensibilizadas com essa causa desde o momento em que uma caixa, um órgão, uma equipe chega ao aeroporto. No atendimento para levar essa caixa até o piloto, até uma equipe do avião e permite que um coração, um rim, sejam transportados em poucas horas e possa salvar vidas”.

E uma das coisas mais incríveis sobre a doação de órgãos é que ela se trata de fazer o bem para uma pessoa desconhecida, mesmo depois que a vida se apagou no corpo de um ente querido. Trata-se de transformar a tristeza por quem se foi na alegria por quem pode ficar. Essa é a história do Robério Melo, empresário de 55 anos e que, há dois, precisou de um transplante de fígado.

“Eu sou transplantado há dois anos e dois meses. Eu fui acometido de três tumores no fígado e o médico me deu uma previsão de três dias de vida. No terceiro dia, uma pessoa disse sim para minha vida e hoje eu estou muito feliz saudável e dou graças a essa pessoa que disse sim no momento mais difícil da minha vida. Digam sim para a doação de órgãos, porque ela vai salvar não só uma vida, mas uma família inteira que está por trás dessa pessoa”.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. Só para ter uma ideia, entre 2016 até maio deste ano, foram realizados quase 26.000 transplantes, todos financiados pelo SUS. A melhor forma de ajudar é comunicar à sua família a decisão de ser um doador de órgãos. A autorização passa por eles e é preciso que eles digam "sim" para que outras vidas possam ser salvas.

Janary Bastos Damacena/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.