Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná busca parcerias estrangeiras com o objetivo de atrair investimentos para a área da saúde. O secretário estadual da pasta, Michele Caputo Neto, se reuniu ontem (3), em São Paulo, com autoridades francesas para tratar sobre novos investimentos na rede pública paranaense. O objetivo foi estabelecer parcerias, apresentar oportunidades e buscar soluções inovadoras para qualificar o atendimento em saúde da população. 

O ambiente favorável que o Estado oferece à empresas e instituições que querem investir na economia local vem chamando a atenção de outros países. Atualmente, o Paraná é o segundo Estado mais competitivo do País, segundo estudos da revista Veja e do grupo britânico The Economist. 

Nesta quinta-feira, a convite do governo francês, Caputo Neto foi palestrante de um encontro promovido pela Business France, uma agência governamental a serviço da internacionalização da economia francesa. Ele destacou o recente processo de reestruturação do SUS no Paraná, que consolidou o Estado como modelo no setor. 

"Com capacidade de gestão e um orçamento digno, conseguimos avançar muito na área da saúde. Os indicadores demonstram isso. Agora, chegamos em um momento diferente em que é preciso inovar e buscar alternativas criativas para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento", disse o secretário. 

Durante o evento, Caputo Neto também falou sobre a necessidade do sistema público incorporar novas tecnologias na área de assistência. "Nossa intenção é oferecer o que há de mais moderno no setor. Por isso, contamos com apoio de entidades internacionais para trazer essas novidades à nossa realidade, porque todos os dias surgem novos medicamentos, tratamentos e equipamentos de diagnóstico", explicou. 

Projetos com empresas estrangeiras têm contribuído muito com a saúde dos paranaenses. Um exemplo claro foi a implantação da vacina da dengue, pioneira na rede pública de saúde. Graças à parceria com a indústria farmacêutica francesa Sanofi Pasteur, o Paraná foi o primeiro Estado das Américas a oferecer vacinação gratuita contra a doença. 

Mais de 200 mil pessoas foram imunizadas na primeira etapa da campanha. A estratégia foi atender prioritariamente 30 cidades que enfrentaram situações mais críticas em relação à dengue. O público-alvo envolveu crianças, jovens e adultos com idade entre 9 e 44 anos. 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Saúde do Business France, Maria Dulce Nunes Osinski, a proposta do encontro é justamente compartilhar experiências e criar um espaço de diálogo entre órgãos governamentais e empresas francesas ligadas à área da saúde. 

"Temos muito a contribuir, mas também a aprender com o sistema de saúde brasileiro. As oportunidades existem e é importante que haja esse diálogo, pois quem ganha é a população", ressaltou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.