Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foto: Pixabay

Aos poucos, a ciência vai descobrindo como o novo coronavírus age no corpo das mulheres grávidas. Tanto em relação às vacinas, como aos tratamentos e às reações do corpo, as gestantes sempre são um caso à parte em qualquer teste. Por isso, tudo era feito com maior cautela. Agora, um estudo apresentou uma perspectiva esperançosa: as grávidas que já tiveram covid-19 podem passar os anticorpos para os bebês.

O estudo foi realizado no Hospital da Pensilvânia e publicado na revista JAMA Pediatrics. Ao todo, foram analisadas 1471 mulheres que estavam em trabalho de parto ou haviam parido recentemente, todas entre 28 e 35 anos. Entre elas, 83 testaram positivo para a covid-19 no momento do parto, sendo que 60% estavam sem os sintomas da doença. A equipe realizou testes PCR em todas as gestantes.

O que se viu foi que, das 83 grávidas que estavam com a doença, 72 transmitiram anticorpos para os bebês. O anticorpo transmitido foi o do tipo IgG, ou seja, o de longa duração. Já o anticorpo IgM, aquele que aparece no organismo alguns dias depois da contaminação, não foi encontrado em nenhum recém-nascido. Isso também mostra que a covid-19 não é transmitida de mãe para filho.

Os pesquisadores também observaram que o tempo entre a contaminação pelo coronavírus e o parto influenciava diretamente na quantidade de anticorpos presentes nos bebês. Quanto maior o intervalo, mais anticorpos eles possuíam.

Apesar de o estudo ter sido feito com uma amostragem baixa, os resultados podem ser um caminho para o planejamento da imunização das gestantes em todo o mundo. A principal questão é a possibilidade de proteger os bebês através da vacinação das mães. Isso abre espaço para outras descobertas, como o melhor mês de gestação para a aplicação da vacina em uma grávida, considerando em qual intervalo serão transmitidos mais anticorpos aos bebês.

Um projeto recente do Senado brasileiro busca adicionar as mulheres grávidas e puérperas ao grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização. Este é um grupo que precisa de muitos cuidados em relação à doença, já que o contato com hospitais é bem maior e alguns dos riscos ainda são, em parte, desconhecidos.

Quando uma mulher grávida é infectada pelo coronavírus, vários cuidados devem ser tomados. O ideal é manter a boa alimentação e a hidratação adequada. Além disso, também é indicada a ingestão de vitaminas para gestantes, principalmente as Vitaminas C e D, que melhoram a imunidade e a resposta do organismo aos agentes infecciosos.

Cabe ressaltar que os resultados do estudo ainda não são totalmente conclusivos. Os próprios pesquisadores mantêm algumas questões abertas: se os anticorpos encontrados nos bebês são realmente eficazes para proteger os recém-nascidos da covid-19, qual seria a concentração necessária e se os anticorpos transmitidos pelas mulheres vacinadas serão iguais aos que são passados naturalmente.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.