Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná vai contar nesta sexta-feira (02) com ajuda das Forças Armadas para as ações do Dia de Mobilização Nacional Contra o Aedes aegypti. A data serve para incentivar a intensificação das mobilizações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Com a chegada do verão e o período de chuvas, o ambiente fica mais propício para o mosquito. Para evitar que novas epidemias ocorram, contamos com a ajuda de todos para reduzir a infestação e, consequentemente, o número de casos das doenças causadas pelo vetor”, diz a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte.

Em Curitiba e região metropolitana, o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército vai pôr à disposição dois mil militares. Eles farão palestras educativas e ações de combate ao mosquito em 20 escolas de Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá.

A ação vai atingir mais de três mil alunos das redes estaduais, municipais e particulares de ensino. Além das escolas, o Exército também ficará responsável pela eliminação de focos do Aedes aegypti em diversos órgãos de administração militar, como vilas residenciais, clubes recreativos e outros.

Ponta Grossa

As mobilizações também estão programadas para a 3ª Regional de Saúde. Quase 400 militares do 3º Regimento de Carros de Combate e do 13º Batalhão de Infantaria Blindado foram capacitados no início desta semana para fazer palestras nas escolas e realizar vistorias com os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Ponta Grossa.

As ações acontecem nesta sexta-feira (2) em sete escolas da cidade. As vistorias estão programadas em residências dos bairros de Santa Tereza, Gralha Azul, Santa Paula e Shangrilá. As visitas de ACS em parceria com os militares continuam todas as sextas-feiras até o mês de abril. O objetivo é vistoriar 100% dos imóveis de Ponta Grossa.

Boletim

O novo informe técnico divulgado nesta terça-feira (29) pela Secretaria estadual da Saúde confirma 217 casos de dengue desde agosto deste ano. Desses, apenas 27 são importados, os outros 190 são autóctones, ou seja, que a infecção ocorreu dentro do próprio Estado.

O boletim também confirma cinco casos de chikungunya no Paraná, sendo um autóctone. São dois casos na cidade de São João, na região sudoeste; um caso autóctone em Mercedes, no oeste paranaense; um em Santa Helena, também na região oeste; e um em Curitiba. Mais informações estão disponíveis em www.dengue.pr.gov.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.