Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação de palestras com especialistas da instituição será realizada entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro no Jockey Plaza Shopping. Evento é gratuito e vai abordar temas como AVC, cefaleias, aneurisma cerebral, TEA e TDAH.

Da enxaqueca à demência, as doenças neurológicas já afetam pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas delas estão presentes na vida dos brasileiros, como o aneurisma cerebral, as cefaleias, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que hoje é a principal causa de mortes no país e também das maiores incapacidades neurológicas e sequelas, muitas vezes, irreversíveis. De acordo com o portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), o AVC leva a óbito 12 pessoas por hora, em média, ou seja, é responsável por 307 mortes todos os dias no Brasil.

Aumentar o acesso da sociedade às formas de prevenção dessas doenças é uma preocupação do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), que desenvolve diversas ações para levar mais informação sobre as doenças neurológicas e cardiovasculares à população. Uma importante iniciativa com esse propósito será iniciada pela instituição no dia 30 de outubro, o “INC em Ação – Conhecimento para uma vida mais saudável", no Jockey Plaza Shopping, no bairro do Tarumã. Até o dia 6 de novembro, o hospital vai promover uma programação extensa de palestras com especialistas e profissionais do INC para esclarecer sobre os fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que apresentam uma incidência significativa na população.

“A ideia dessa ação segue um projeto antigo e pioneiro do hospital, que é levar informação à população por meio de palestras, em um ambiente alegre e distraído. Estamos seguros de que o conhecimento é o melhor remédio”, acredita o neurocirurgião André Giacomelli, que é o diretor Técnico do INC e o idealizador do programa INC em Ação. O hospital estará com um estande montado no shopping, no Piso L1 (próximo ao acesso A), onde ocorrerá a programação de palestras e serão feitas também dinâmicas educativas, distribuição de materiais informativos e aferição de pressão.

Programação INC em Ação:

30/10, segunda-feira

Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Dra. Fernanda Guimarães (neurologista); às 17h

31/10, terça-feira

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), com Dra. Fernanda Guimarães (neurologista); às 17h

Aneurismas cerebrais, com Dr. André Giacomelli (neurocirurgião); às 17h30

01/11, quarta-feira

Sinais de hipertensão intracraniana, quais sintomas de um tumor cerebral?, com Dr. Joseph Chenisz (neurocirurgião); às 16h

Avaliação neuropsicológica no TEA, com Dra. Samanta Fabrício Rocha (neuropsicóloga); às 17h

Cefaleias de origem otorrinolaringológicas, com Dra. Pauline Michelin (otorrinolaringologista); às 17h30

Avaliação neuropsicológica no TDAH, com Dra. Samanta Fabrício Rocha (neuropsicóloga); às 18h

2/11, quinta-feira

AVC, com Dra. Caroliny Trevisan (neurologista); às 15h

Atendimento: Bioimpedância e circunferência abdominal, com Evelyn de Oliveira (nutricionista); das 15h às 17h30

Reabilitação fonoaudiológica no AVC, com Simone Santos (fonoaudióloga); às 17h

Dieta no AVC, com Evelyn de Oliveira (nutricionista); às 17h30

03/11, sexta-feira

A relação intestino x cérebro, com Gustavo D'Agostin (gastroenterologista); às 17h

06/11, segunda-feira

Dores de cabeça: O que você precisa saber, com Dra. Olga Francis P. Chagas (neurologista); às 13h30

Neuromodulação na reabilitação em Fisioterapia, com Nelson Morini (fisioterapeuta); às 14h

Intervenção psicológica no TDAH, com Elaine Jungles (psicóloga da infância e adolescência); às 17h

Flora Guedes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.