Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinquenta travesseiros foram doados pela Associação e Oficina de Caridade Santa Rita ao Hospital Municipal “Dr. Egas Izique Penteado” de Porecatu. A entrega dos travesseiros aconteceu na última semana e foi acompanhada pelos servidores do Hospital, vice-prefeito, Carlos Dias, pelo médico, Agamemnon Newton Paduan, e pelo secretário de Administração, Geraldo José Tamanini.

Segundo o médico, Agamemnon Newton Paduan, a presidente da Associação Santa Rita, Lenita Camargo Izique, sempre encaminha doações ao hospital. “Lenita mora em Curitiba e sempre lembra de Porecatu. Ela é viúva, esposa do doutor Egas Izique Penteado, um médico que foi muito dedicado, estudioso e renomado. Ele foi homenageado pelo município e o hospital leva seu nome. Egas Izique era conhecido em toda a região por ser autodidata na medicina”, contou.

O vice-prefeito ficou feliz com a doação. “Agradecemos a Associação pela parceria. A doação foi muito bem-vinda”, comenta.

Dr. Egas Izique Penteado 

Em vida, Egas Penteado Izique foi um médico com um olhar clínico agudo, trabalhou muitos anos em Porecatu. Ele foi autor do livro Medicina, Magia e Arte, editado pela Universidade Federal do Paraná. O livro contém gravuras de técnicas cirúrgicas desenhadas por Egas Izique, que, além de hábil cirurgião, era detentor de inegáveis dotes artísticos. Ele tinha uma sensibilidade artística direcionada ao desenho anatômico e cirúrgico. Deixou preparado e por editar, um atlas ilustrativo dos procedimentos operatórios mais freqüentes em sua área de atuação.

ASCOM/PMP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.