Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hospital-escola da Universidade Estadual de Londrina é referência para o SUS no atendimento a pacientes de cerca de 250 municípios paranaenses e de mais de 100 cidades de outros estados. Possui mais de 30 habilitações de alta complexidade certificados pelo Ministério da Saúde e fez  o primeiro transplante de rim do Paraná, em 1973.

Referência nacional no atendimento a pacientes com Covid-19, o Hospital Universitário da UEL (HU/UEL) completou no domingo, dia 1º de agosto, 50 anos de atendimento a pacientes de Londrina e região e de outros estados. As comemorações começaram na sexta-feira (30) e seguem pelos próximos meses.

O HU/UEL é referência para o SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento a pacientes de cerca de 250 municípios do Paraná e de mais de 100 cidades de outros estados, de várias regiões do País, principalmente São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Como hospital-escola, atua com foco na prática do ensino, pesquisa e extensão vinculadas à UEL.

As atividades começaram em 1971, em imóvel cedido pela Sociedade Evangélica de Londrina, localizado na esquina das ruas Pernambuco e Alagoas, espaço onde hoje funciona a Cohab-Londrina.

Em função dos serviços prestados, projetos e pesquisas desenvolvidas, o hospital sempre manteve a concepção em saúde pública e, por isso, se destacou pelo vanguardismo e ineditismo em vários setores da saúde. Um exemplo foi a realização do primeiro transplante de rim do Paraná, em 1973, somada a outras cirurgias pioneiras. 

Recentemente, o HU/UEL foi o único hospital público paranaense a obter a certificação de 100% de conformidade em relação aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos no ambiente hospitalar, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi o único hospital público paranaense a obter a classificação máxima da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

A diretora superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, comemorou a conquista da certificação emitida pelo órgão federal. “Representa todo o trabalho para a oferta de um serviço de excelência, que há anos é prestado pelo Hospital Universitário”, diisse.

O Hospital Universitário chega a meio século de existência como referência estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade. Possui mais de 30 habilitações de alta complexidade certificados pelo Ministério da Saúde.

Como hospital-escola, tem como parceiros professores, estudantes e residentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ou seja, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia. Assim, posiciona-se com destaque nacional na capacitação profissional em todas as áreas, pois, entre outras ações, oferta anualmente vagas em programas de residência – Residência Médica, Residência em Enfermagem, Residência em Fisioterapia, Residência Multiprofissional.

Serviços

Além de toda a qualificação técnica e de infraestrutura, o HU/UEL mantém serviços de referência no atendimento à população. Entre eles o Ambulatório de Especialidades, o Centro de Tratamento de Queimados eo Hemocentro Regional de Londrina, que atende hospitais da 17ª Regional de Saúde, Telemedicina e Telesaúde, o Centro de Assistência Toxicológica – que presta assessoria e orientação em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. Entre outros serviços,  estão também o Banco de Leite Humano e a Unidade Neonatal, com destaque para o Método Canguru.

50 Anos

A comemoração oficial do Jubileu de Ouro começou na sexta-feira (30) e prossegue nos meses seguintes. Estão previstas, entre outras ações, o lançamento do novo logotipo do HU/UEL e do Selo HU 50 Anos, apresentação da série de vídeos Memória Viva do HU-UEL, culto ecumênico, veiculação de outdoors, inauguração do Memorial de Fotos Históricas, publicação de foto-livro Jubileu de Ouro, homenagens aos ex-superintendentes e um Evento Magno.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.