Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pessoas entre 15 e 27 anos têm mais uma semana para tomar a primeira ou segunda dose da vacina. Proteção só é eficaz após tomar as três doses.

A vacinação contra a dengue no Paraná será estendida até 7 de abril. A Secretaria de Estado da Saúde decidiu ampliar o prazo para imunizar mais pessoas, principalmente nas maiores cidades, como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá, que ainda estão com resultados abaixo do esperado. Até ontem (31), 65% do público-alvo para a segunda dose foi vacinado.

Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, desde o início da campanha, no dia 3 de março, até agora foram aplicadas 4.308 doses da vacina, atingindo um índice de 38,55%. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todas as 4.370 pessoas que receberam a primeira dose da vacina em agosto/setembro de 2016. Contudo, apenas 2.730 adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos foram imunizados com a segunda dose.

Em Ibiporã, a vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para se imunizar é necessário apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto, comprovante de endereço, carteira de vacinação e cartão SUS, caso os possua. A vacina é contraindicada apenas para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.

Segundo a secretária de Saúde, Andrea Stroka, a orientação da 17ª Regional de Saúde é focar na segunda dose da vacina, fazendo a busca ativa de casa em casa. “A imunização é completa somente após a aplicação de três doses. Esta também será a última oportunidade para tomar a primeira dose. Na próxima etapa, em setembro, ela não será oferecida”, alerta Andrea.

A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (quatro sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito. "A imunização busca diminuir a circulação viral da dengue pelo estado. Por isso, é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Sebastiana Caetano Riechel.

O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. A Dengvaxia, vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade (eficácia global de 66%).

Dengue em Ibiporã

Em Ibiporã, conforme o setor de Epidemiologia, de agosto de 2016 até agora foram notificados 430 casos de dengue, sendo sete confirmados, todos autóctones (contraídos no próprio município). 

Previna-se contra a dengue, zika e febre chikungunya

- Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

  - Use repelente;

 - Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

 - Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

- Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

- Mantenha as portas fechadas;

 - Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

 - Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

 - Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

 - Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

 - Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

 - Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

 (Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.