Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Maria Vitalina Crivelli representou os profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à pandemia em ato simbólico realizado na tarde de ontem (19)

Aconteceu na tarde de ontem (19), no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin, o início da Campanha de Vacinação contra o coronavírus, em Ibiporã. Após mobilização da Secretaria de Saúde do município, de seus servidores e do Executivo Municipal, foram recebidas na cidade, as 536 doses que serão responsáveis por imunizar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia, e os idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), públicos contemplados nesta primeira fase de imunizações, conforme estebelecido pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

A primeira cidadã que recebeu a vacina no município foi a enfermeira Maria Vitalina Crivelli, 55 anos. Dos 25 anos atuando na área de saúde, 19 são dedicados à Rede Municipal de Saúde. Desde o início da pandemia, a servidora está atuando na Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola, unidade de referência para o atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios no município. “Estou muito contente por participar deste momento histórico. A vacina não dói, podem ficar tranquilos. Estou feliz, inclusive, por ter sido escolhida para representar os servidores da saúde neste dia tão especial para a história da cidade e do País. Só tenho a agradecer a Deus. A vacina vem carregada de esperança e traz uma perspectiva de dias melhores para todos nós. Para aqueles que são da saúde, assim como eu, esse é um momento muito importante, porque enfrentamos e testemunhamos de perto as vidas que foram acometidas pela Covid-19. Atendemos famílias inteiras contaminadas, perdi colegas de trabalho. É muito triste! Este ato representa a nossa luta e nos traz esperança. Como cidadã e profissional da saúde, digo, que com a vacina, só temos a ganhar”, completou Maria Vitalina.

O ato simbólico foi capitaneado pelo prefeito José Maria Ferreira e a secretária de Saúde, Leiliane de Jesus. Também participaram do evento a vicce-prefeita, Mari de Sá, e os vereadores Dieguinho da Furgão, Gilson Mensato, Rafael Eik Ferreira e Victor Carreri, e servidores do Centro de Saúde. A primeira aplicação aconteceu às 16h10min e foi transmitida ao vivo, virtualmente, através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Ibiporã. “O gesto da vacinação contra a Covid-19 é um momento esperado por muitos e hoje, podemos enxergar, por meio do trabalho dos cientistas e dos pesquisadores, a luz no final do túnel. Luz esta que vem por meio da imunização e que chega, de maneira segura, planejada e eficaz, em nosso município. Hoje é um dia de muita alegria para Ibiporã, o dia em que recebemos a esperança. A luz, em meio à escuridão!”, concluiu o prefeito José Maria.

Cronograma

Já a partir das 8 horas desta quarta-feira (20), começou a imunização dos públicos definidos nesta primeira etapa da campanha. Equipes de saúde irão até os locais onde vivem e trabalham essas pessoas, aplicando a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Das 13.960 doses destinadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) aos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde, Ibiporã recebeu 536 doses nesta etapa inicial, sendo a maioria delas destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente. A previsão da SMS é que todas as doses sejam aplicadas em, no máximo, dois dias. Conforme a secretaria, seriam necessárias 1.162 doses do imunizante para vacinar toda a população contemplada nesta primeira etapa. "A gente sabe que não está havendo produção em alta escala e no início sempre esperamos mais doses, mas o pouco que a gente recebeu já nos tira da estaca zero. Temos que agradecer o que chegou e esperamos que em médio e longo prazo a gente consiga as demais doses para vacinar o restante da população", declarou Leiliane.

Ibiporã possui cerca de 900 profissionais de saúde, entre rede privada e pública. Já a população idosa, acima de 60 anos, corresponde a cerca de seis mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município aguarda a quantidade de doses que receberá nas próximas etapas para definir a estratégia e locais de vacinação. Para garantir o distanciamento adequado, haverá vacinação extramuros, com aplicação de doses nos estabelecimentos de saúde, drive thru, em que a pessoa é imunizada sem sair do carro, e a imunização de idosos com mais de 80 anos, acamados e domiciliados nas residências.

Segundo o Governo Estadual, o outro lote da Coronavac será encaminhado após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar),  em Curitiba, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

Caroline Vicentini e Leonardo Pelisson/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.