Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Centro de Saúde, e as UBS do Serraia, San Rafael, La Fontaine e Bom Pastor estarão abertos das 9 às 16 horas, e as do John Kennedy e Taquara do Reino das 8 às 12 horas, para imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que no próximo sábado (17) ocorrerá mais um “Dia D” de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação. Neste dia, o Centro de Saúde, e as UBS do Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco) e Bom Pastor estarão abertos das 9 às 16 horas, e as do Jardim John Kennedy e Taquara do Reino das 8 às 12 horas, para imunizar a população.

Além das doses contra a pólio e multivacinação, haverá imunização contra a Influenza (gripe), para pessoas acima de seis meses, e contra o sarampo (dose de reforço) para adultos de 20 a 49 anos. Como medida de segurança contra a Covid-19, as doses contra o sarampo, gripe e poliomielite também serão disponibilizadas no sistema drive thru (no carro) na UBS Central. Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e Carteira de Vacinação. É obrigatório o uso de máscara de barreira.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) é dirigida a crianças a partir de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. Já a Campanha de Multivacinação tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade. Estão sendo ofertadas 14 vacinas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a Pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia, Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite, Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens, vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

A campanha segue até o dia 30 de outubro. As doses dessas vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã. Para as crianças de um a quatro anos não é necessário agendamento. Já para as maiores de cinco, a SMS solicita que os pais ou responsáveis agendem um horário na UBS de referência, por telefone (3178-0350 e3178-0351) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no site da Prefeitura: www.ibipora.pr.gov.br. A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a SMS, caso a criança ou adolescente estiver com sintomas ou confirmação de Covid-19 deve se imunizar 14 dias após o término dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com pessoa que esteja com suspeita ou confirmação da doença, deve se vacinar assim que for liberada do isolamento.

A vacina contra a gripe não possui restrições de grupos de risco ou segmentos. Já a dose contra o sarampo, é contraindicada para gestantes, quem teve reação grave a uma dose aplicada anteriormente e para pessoas com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave (com sistema imunológico sem capacidade para reagir bem à doença). A Secretaria de Saúde orienta que caso a pessoa esteja com sintomas respiratórios aguarde a melhora para poder se vacinar.

Meta

Em Ibiporã, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 2.642 crianças contra a poliomielite (95% do público-alvo). Contudo, conforme a Vigilância Epidemiológica, apenas 19,6% da meta foi atingida até agora. “Neste período de pandemia, muitos pais deixaram de levar os filhos aos postos, então este é o momento de deixar em dia a situação vacinal. Os índices de cobertura caíram em todo País nos últimos anos, colocando em alerta os profissionais da saúde. A erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total e para sempre destes agravos. A vacinação é um ato de amor, além de ser segura e eficaz”, ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Vanessa Luquini.

Trânsito

Em função do “Dia D” de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, o Departamento Municipal de Trânsito de Ibiporã (DTrânsito) informa que no próximo sábado a Rua Paulo Frontin – entre a Avenida dos Estudantes e Rua Padre Vitoriano Valente – estará fechada para o trânsito e estacionamento.

Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.