Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por recomendação do Ministério da Saúde, o restante do estoque de vacinas será aplicado na população em geral já que não foi atingida meta entre os grupos prioritários

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, devido ao fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, nesta sexta-feira (31/05), o estoque restante da vacina – cerca de duas mil doses - foi liberado para toda a população do município, inclusive para aqueles que fazem parte dos grupos prioritários e que não se imunizaram antes.

Durante o período da campanha, de 10 de abril e 31 de maio, foram priorizados gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

Neste ano, o objetivo do Município é a imunização de 15.469 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A SMS segue a orientação do Ministério da Saúde, que busca atingir 90% de cobertura vacinal. Até quarta-feira (29), 13.484 pessoas (87,17%) pertencentes ao público-alvo haviam sido vacinadas.

Parciais de vacinação dos grupos prioritários

Crianças: 87,75%;

Gestantes: 60,42%;

Puérperas: 90%;

Trabalhadores de Saúde: 83,41%;

Idosos: 92,05%;

Professores: 81,4%;

Doentes Crônicos: 84,09%;

Meta: 15.469;

Total: 13.484 - 87,17%.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Contraindicações

A vacina é contra indicada para menores de 6 meses de idade. Pacientes com história de reação anafilática (reação alérgica grave) a um dos componentes da vacina devem passar por avaliação médica criteriosa sobre risco e benefício, antes da administração da nova dose. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

O que levar quando for se vacinar?

Carteirinha de vacinação e documento oficial com foto.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.