Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Graças a investimentos municipais, não há fila de espera para agendamento de exame de raio-x desde novembro de 2018 e ultrassom desde março deste ano

Ibiporã segue firme com as melhorias na área da saúde da rede pública municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde novembro de 2018 a fila para exame de raio-x está zerada e, desde março de 2019, não existe mais fila  de ultrassom.

Para a secretária municipal de saúde, Andrea Stroka, o zeramento das filas foi de suma importância para uma melhoria no atendimento dos pacientes. “Foi um grande planejamento nosso. Os exames primários são de grande valia para o posterior andamento no tratamento do paciente. Com exames deste tipo podemos ter melhores diagnósticos, evitando erros que geram perda de tempo e dinheiro, com consultas e medicamentos desnecessários. Não compramos apenas quantidade, queremos a qualidade também’’, assegurou Andrea.

Em 2017, a fila para a realização de raio-x  em Ibiporã era de 5.188 pessoas. Já a de ultrassom era de 4.488 pacientes. Desde novembro de 2018 a fila de raio-x encontra-se zerada, tal qual a de ultrassom, que foi zerada em março 2019. Segundo informações da SMS, isso aconteceu graças a maiores investimentos, o que tornou possível a contratação média de 700 exames de raio-x por mês, o mesmo acontecendo com o ultrassom, passando de 600 exames para 1.200 e agora com média de 1.500 mensais.

Confira como foi realizado o zeramento das filas:

USG = Ultrassonografia;

·         Em 2017 o contrato com a Clínica CEDIM era de 600 USG Mensais;

·         Em Junho de 2018 o contrato passou a ser de 1.200 USG mensais;

·         Em Novembro de 2018 a fila de espera que era de 2 anos foi zerada.

RX= Raio - X

·         Em 2017 o contrato de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) era apenas para exames de alta complexidade (Tomografia e Ressonância...);

·         Em junho de 2018 o contrato foi ampliado para os exames de RX passando assim a ser agendado 600 a 700 exames mensais;

·         Em dezembro de 2018 a fila de espera que era de 3 anos foi zerada.

A secretária faz um alerta quanto aos pacientes agendados que não comparecem na data marcada. "O maior parceiro da gestão pública deve ser a população, principalmente em relação à saúde. As faltas prejudicam outros pacientes e o trabalho nas unidades de saúde", afirmou Andrea.

A orientação da SMS é de que, caso seja impossível o comparecimento na data marcada para consulta, exames ou outros procedimentos, o usuário deve avisar a UBS de referência para remarcar o agendamento do exame.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.