Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O apoio a pesquisas que contribuam com a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte das estratégias de gestão em Saúde do Governo do Estado. Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), a Secretaria estadual da Saúde promove dois eventos relacionados à tecnologia e inovação: a 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS e o 1º Encontro sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde.

“Grande parte do avanço conquistado pelo Paraná nesta gestão está relacionado à coragem de inovar e buscar alternativas diferenciadas para resolver questões de saúde pública. Para isso, investimos fortemente em tecnologia e na atualização de conhecimentos”, disse o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz. “Também damos espaço e contamos com o apoio de nossos profissionais, que estão mais próximos da população, para avançarmos ainda mais”, destaca.

Na 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS, evento promovido em parceria entre o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), 490 participantes do Estado e 28 do restante do Brasil inscreveram seus projetos de pesquisa. O evento acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 8h30, na Unibrasil, em Curitiba.

Servidores e profissionais que atuam nas esferas municipal, estadual e federal, professores, pesquisadores, estudantes, conselheiros de saúde e líderes de entidades e movimentos comunitários puderam inscrever trabalhos em seis categorias, entre as quais políticas públicas, gestão e educação em saúde. Os três melhores de cada categoria serão contemplados no 2º Prêmio Inova Saúde Paraná.

VALORIZAÇÃO – Para o diretor-presidente do Inesco, João Campos, a mostra é um estímulo aos profissionais. “Estes trabalhos contribuem para a produção científica em saúde no Paraná. A mostra é uma prova da valorização do que é feito pelo profissional do SUS. Acreditamos que o Estado possui ótimas iniciativas e a mostra é uma oportunidade de dar visibilidade a elas”, destaca.

“É por meio das pesquisas que conseguimos encontrar respostas aos problemas da saúde. E muitas vezes estas respostas não envolvem necessariamente um alto investimento financeiro. Algumas mudanças de processos e de comportamento conseguem resultados que vão além do esperado. Este prêmio valoriza estas iniciativas”, afirma a diretora da ESPP, Ana Lúcia Nascimento Fonseca.

TECNOLOGIA – A Secretaria de Estado da Saúde também promove 1º Encontro sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Paraná, nesta quinta-feira (27), na ESPP. O objetivo é ampliar a representação do Paraná na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats).

A Rede nacional estabelece uma ligação entre pesquisa e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias em suas utilizações nos sistemas de saúde. São abordadas tecnologias como medicamentos, equipamentos, projetos e políticas públicas. Quase 100 profissionais do SUS de todo o Paraná estão inscritos para discutir e avaliar os temas em questão.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.