Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministério da Saúde credenciou 11 instituições paranaenses no Pronas, programa que permite a essas organizações arrecadar recursos e abater os valores do imposto de renda

O estado do Paraná vai contar com mais instituições de assistência e apoio à pessoa com deficiência. Isso porque, o Ministério da Saúde credenciou 11 entidades no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Com isso, as organizações vão poder ampliar a prestação de serviços médico-assistenciais, assim como apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de trabalhadores e a realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais no estado.

Esses novos projetos serão acompanhados pelo Ministério da Saúde, que irá definir as áreas prioritárias para execução das ações e serviços, deliberar sobre os projetos aprovados, definir parâmetros para aprovação, acompanhar a prestação de contas, avaliar os resultados da execução das ações e, ainda, definir a sistemática de monitoramento e avaliação. Em caso de execução de má qualidade ou de inexecução dos projetos, o Ministério da Saúde poderá inabilitar, por até três anos, a instituição, além de outras responsabilizações cabíveis.

Além das 11 entidades no Paraná, o Ministério da Saúde credenciou mais 13 instituições no PRONAS, em todo o país, com isso essas organizações podem arrecadar recursos e abater os valores do imposto de renda. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vê com entusiasmo a chegada dessas novas instituições “Serão mais recursos, mais parceiros que irão nos auxiliar a chegar ao acesso à saúde dessa população e, também, a desenvolver ações de prevenção, de promoção à saúde e de habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência.”

Entre as ações prioritárias do programa estão a prestação de serviços de apoio à saúde vinculados a adaptação, inserção e reinserção da pessoa com deficiência no trabalho, prática esportiva, diagnóstico diferencial de doenças neurodegenerativas, neuromusculares e degenerativa genéticas, e realização de pesquisas clínicas e de inovação na reabilitação de deficiências.

Instituído pela Lei nº 12.715/2012 e normatizado pela Portaria GM/MS nº 1.550/2014, com alterações dadas pelas Portarias nº 1.575/2014 e Nº 275/2016, o PRONAS/PCD é um programa do Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvido por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, na área da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda (até 1% do IR total devido).

Inserção

Para participar do programa, as instituições interessadas precisam se credenciar junto ao Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro à 31 de julho de cada ano, e apresentar suas propostas com a identificação do que será executado. Cada um deverá conter informações como capacidade técnico-operativa da instituição para execução do projeto, ações e serviços a serem utilizados, estimativa de recursos financeiros e físicos que vão ser empregados, o período de execução, entre outros itens.

Estado

Entidades Credenciadas (PRONAS)

PR

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lindoeste
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carambeí
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cruzeiro do Oeste
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Atalaia
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mandaguaçu
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Coronel Domingos Soares
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Querência do Norte
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Japurá
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porecatu
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cianorte
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tuneiras do Oeste

Victor Maciel/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.