Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mutirões de limpeza e ações educativas, como blitz em ruas e praças, palestras em unidades de saúde, passeatas, carreatas, concursos culturais e intervenções artísticas foram as principais atividades realizadas nos municípios paranaenses no Dia de Mobilização Estadual contra a Dengue (Dia D), realizado sábado (9). O objetivo foi eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

“O mosquito se reproduz em qualquer lugar com água parada, mesmo que em pequena quantidade. Ele se adapta com facilidade e bota seus ovos tanto em ralos ou bandejas atrás da geladeira, quanto em ocos de árvores e resíduos de lixo e entulhos”, explica a coordenadora do Programa estadual de Combate à Dengue, da Secretaria Estadual da Saúde, Themis Buchmann.

Em Paranaguá, no Litoral do Estado, município com maior número de casos, equipes da prefeitura em parceria com a Secretaria estadual da Saúde organizaram a distribuição de panfletos em pontos de grande circulação na cidade. 

Agentes de saúde e voluntários também aproveitaram o sábado para realizar visitas em residências indicando possíveis focos do mosquito e solicitando a coleta de entulhos.

“Estamos orientando a população sobre a importância do cuidado de não deixar água acumular, principalmente agora que temos em um período de chuvas constantes e muito calor aqui em Paranaguá”, diz a profissional de saúde, Rafaela Elias.

Valéria do Valle Feitosa já teve casos de dengue na família e agora está tomando cuidado redobrado. “Tirei tudo que pode juntar água aqui em casa e estou fazendo a limpeza constante no meu quintal. Qualquer vasinho ou garrafa que vejo por aí, já viro de boca para baixo – virou rotina”, conta.

INTERIOR – Em todos os municípios da região de Apucarana e Jacarezinho, houve entrega de material de orientação, carros de som e blitz em avenidas centrais. Nas regionais de Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco e Francisco Beltrão as equipes municipais percorreram os bairros conversando com a população e também distribuíram materiais informativos da campanha.

A mídia também foi parceira no Dia D. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, rádios e outros veículos de comunicação das regiões mobilizaram a população sobre a importância da faxina em suas residências na data em questão.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.