Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Colégio Positivo - Londrina ganha iluminação especial em dezembro

 “Não espere até sentir na pele.” Esse é o slogan central da campanha de 2022 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Colégio Positivo - Londrina ganha iluminação laranja durante todas as noites do mês de dezembro.

A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, após dois anos com atendimentos exclusivamente on-line, a SBD volta a realizar consultas presenciais e gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país.

A presidente da SBD-PR, Paula Schiavon, reforça a importância de ações como essa. “Os efeitos acumulados do sol começam a surgir a partir dos 40 anos, por isso é essencial campanhas que eduquem desde criança. Parcerias com escolas e instituições de ensino são fundamentais para cumprir esse objetivo”, destaca.

Cuidados

Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos para desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda:

    evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;

    usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;

    usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar;

    observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas;

    consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.

Marian Trigueiros/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.