Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida possibilita a detecção precoce das doenças, a instituição do tratamento e os encaminhamentos necessários o mais rápido possível, levando mais saúde para a gestante e o feto

A Rede Municipal de Saúde de Londrina ampliou a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C nas gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A medida traz ganhos importantíssimos, pois propicia a detecção precoce das doenças, para que os encaminhamentos e tratamentos à paciente iniciem o mais rápido possível, evitando maiores danos à saúde da gestante e do feto.

No momento, quase todas as UBSs ofertam os testes rápidos para as gestantes no primeiro, segundo e terceiro trimestres de gestação. E aquelas que ainda não ofertam, têm previsão de começar a execução dos testes ainda em julho.

Antes da instituição da medida, as gestantes já colhiam, em cada trimestre, os seus exames, incluindo os que detectam HIV, sífilis e a hepatite B. Contudo, a maioria das UBSs faziam a coleta venosa (sorologia), que vai para análise do laboratório Centrolab, e o resultado demora alguns dias para ficar pronto. Já os testes rápidos dão celeridade, pois o resultado para as quatro doenças fica pronto em apenas 30 minutos, aproximadamente. Ele é realizado com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, a detecção precoce das doenças é fundamental para qualificar a assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Isso porque, com o teste rápido, é feita a detecção precoce e instituídos o tratamento e os encaminhamentos necessários o mais rápido possível. “No caso de sífilis, a detecção precoce permite tratar a gestante e o seu parceiro em tempo hábil, para prevenir a sífilis congênita, que pode causar aborto, parto prematuro e malformações físicas e neurológicas no bebê”, apontou.

Além das gestantes, as UBSs ofertam algumas vagas para a realização dos testes rápidos na população em geral. Os demais cidadãos também pode realizar os testes no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Alameda Manoel Ribas, 1, segundo andar, no centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e oferta 11 vagas para testes rápidos por dia. Os interessados em realizar a testagem no CTA devem agendar um horário previamente, pelo portal da Prefeitura de Londrina (clique aqui).

No caso de resultado positivo no teste rápido, são tomadas as condutas e encaminhamentos necessários para cada doença. Se o diagnóstico for de sífilis, o tratamento é feito imediatamente na UBS; caso o resultado seja positivo para HIV, o paciente é encaminhado para acompanhamento e início de tratamento no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli; e se for Hepatite B ou C, o encaminhamento é feito para o Cismepar realizar a investigação com exames complementares, acompanhamento e tratamento.

Além disso, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde fazem o aconselhamento, em todos estes casos, junto com o resultado, fornecendo as orientações para que o paciente não corra o risco de se expor e contrair as doenças novamente. Durante esse processo de cuidado, os servidores ressaltam a importância do uso dos métodos de barreira (preservativos masculino e feminino) e o quanto seu uso é fundamental para a prevenção dessas ISTs.

Formação de profissionais

Para a instituição dos testes rápidos das quatro doenças nas UBSs, voltados às gestantes atendidas pela rede municipal, a SMS implementou uma capacitação voltada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do município. O objetivo é formar novos executores de testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatites B e C. Ao todo, cerca de 100 profissionais já passaram pela formação.

Primeiro, os profissionais fazem um curso on-line no Telelab, programa de educação permanente do Ministério da Saúde (MS), que disponibiliza cursos gratuitos, cujo público-alvo são os profissionais da área. Após a conclusão do conteúdo teórico, etapa em que eles fazem prova e recebem certificado, inicia-se a parte prática, com enfermeiros da SMS já capacitados, dentro da UBS.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.