Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (27), três unidades escolares serão os pontos da última ação ampliada; término está marcado para o dia 30 de junho

Com foco prioritário em imunizar crianças, gestantes e puérperas, grupos que estão com baixa cobertura de vacinação contra a gripe em 2020, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a última ação ampliada neste sábado (27), das 8h às 14h, em três unidades escolares de Londrina. Cerca de 13 mil doses serão destinadas, e apenas podem participar aqueles que realizarem o agendamento virtual pelo Portal da Prefeitura. Neste dia, bem como nos outros restantes da campanha, ainda poderão receber a dose da vacina pessoas inseridas em todos os outros grupos anteriormente atendidos nas etapas anteriores, incluindo portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adultos de 55 a 59 anos, professores, pessoas com deficiência, entre outras categorias previamente definidas.

A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 30 de junho. Até o momento, mais de 148 mil pessoas foram imunizadas no município. No sábado (27), os pontos de atendimento serão novamente o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Super Creche), na região central, além das escolas municipais José Garcia Villar (leste) e Professor Moacyr Teixeira (norte).

A diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, enfatizou que, apesar de as vacinas também estarem disponíveis a pessoas dos outros grupos nessa reta final, a intenção principal agora é continuar vacinando o maior número possível de crianças (seis meses a menores de seis anos), gestantes e puérperas, que ainda estão com índices abaixo das metas estipuladas pela Saúde do Município.

Segundo Fernandes, para grupos como trabalhadores da saúde a cobertura chegou a 130% em relação à meta traçada, e o alcance foi de 115% junto aos idosos. “Por outro lado, temos apenas 42% de vacinados entre crianças, 36% entre gestantes e 25% relativos a puérperas. Os adultos, de 55 a 59 anos, também registram hoje procura de apenas 33%. Por isso, reforçamos a importância, pedindo que essas pessoas aproveitem o prazo estendido da campanha, até dia 30 de junho, e procurem o serviço para se imunizar contra a gripe”, salientou.

A vacina contra a gripe também é ofertada para pessoas acima de 60 anos, adultos de 55 a 59 anos, profissionais da saúde, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, professores das escolas públicas e privadas, e povos indígenas. “Muitos desses grupos foram criados para serem atendidos pela primeira vez em 2020 e, portanto, sem uma meta específica a ser cumprida. Até agora, foram quase 30 mil vacinas aplicadas entre todos eles. A procura está variando conforme o volume das categorias, mas, de forma geral, não é possível ainda mensurar ou estabelecer qualquer comparativo”, detalhou Fernandes.

Os agendamentos on-line para este sábado (27) podem ser feitos até a tarde de sexta-feira (26), por volta das 16h, período quando a equipe da SMS fecha as inscrições para gerar o relatório das atividades. Além do comprovante de agendamento, no dia da vacinação é necessário levar documento de identidade com foto e carteira de vacinação. Aos profissionais, é pedido declaração ou documento para comprovar vínculo de emprego, sendo aceitos itens como holerite, carteira de órgão de classe, crachá, entre outros.

Durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as de atendimento exclusivo para Covid-19, também oferecem as doses das vacinas contra a gripe, e de agenda eletiva, conforme a disponibilidade de cada local. O serviço só está sendo ofertado mediante agendamento prévio, diretamente por telefone com as unidades.

Números

Em 2020, a campanha de vacinação contra a gripe imunizou 148.101 pessoas. Receberam a vacina 75.763 idosos, acima da meta de 65.622, ou seja, alcançando índice de 115% de cobertura. Foram 22.100 profissionais da saúde vacinados, quantidade que perfaz 134% de índice em relação à meta inicial de 16.487 doses para serem cumpridas.

Já para crianças de seis meses a menos de seis anos, o índice atual é de 42%, com 15.196 das 36.112 doses realizadas. No grupo de gestantes, foram alcançadas 1.917 das 5.259 doses estipuladas. E levando em conta as puérperas, o índice é de 25%, com 218 das 864 doses previstas. Todos os outros grupos prioritários, somados, totalizam 28.764 doses de vacina realizadas.

Sobre a vacina

Por meio da campanha, é fornecida a vacina trivalente, que protege contra os três subtipos mais comuns do vírus Influenza. Atualizada anualmente, a versão da vacina previne o contágio pelos subtipos que mais circularam no hemisfério sul, incluindo o H1N1. Além das medidas de higiene e etiqueta respiratória, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra influenza.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.