Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Esta é a primeira de um total de quatro pré-conferências, que visam elaborar propostas prévias para serem discutidas durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde

Ontem (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Londrina deram início a uma série de pré-conferências da área, preparatórias para a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina que irá ocorrer em março. A primeira foi realizada hoje, reunindo cerca de 150 gestores do segmento, tanto profissionais da SMS quanto da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da 17ª Regional de Saúde.

 “Este é um movimento importante que acontece dentro do Conselho Municipal de Saúde, em todos os segmentos. Nosso Conselho é paritário, composto por várias categorias, incluindo prestador, gestor, usuário e trabalhador. Nesse momento, reunimos a equipe de gestores e daqui vamos tirar as propostas prévias que vão ser discutidas na 15ª Conferência Municipal de Saúde. Importante lembrar que são das conferências que saem as bases de elaboração das políticas públicas, em especial as macro, as quais serão executadas pelo Município nos próximos quatro anos”, enfatizou o secretário da pasta, Felippe Machado, que esteve presente no evento.

As pré-conferências têm como tema central “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. Os encontros foram divididos entre quatro segmentos: gestor, prestador de serviços, usuário e trabalhador. O objetivo é subsidiar os debates da Conferência Municipal de Saúde, elaborar e encaminhar propostas, além de indicar os delegados para cada um dos segmentos que irão participar da 15ª Conferência.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rita Domansky, disse que muitas das diretrizes que serão executadas no próximo quadriênio vão ser discutidas e elaboradas neste momento. “Agradeço a todos que estão aqui, pois sabemos da importância deste momento para o avanço das políticas públicas na área da saúde”, afirmou.

A diretora-geral da SMS, Rosilene Machado, também coordenadora da pré-conferência do segmento gestor, disse que encontros como este são muito importantes para a elaboração de diretrizes para políticas de saúde, para executar mudanças do município e para o crescimento das propostas. “Londrina é um município muito importante para a região, não elaboramos apenas propostas para nós, pois damos suporte para o Estado”, frisou.

A diretora da 17ª Regional de Saúde, Lúcia Lopes, destacou que o encontro representa um momento importantíssimo de discussão, que foi construído antes da Constituição de 1988. “No processo de gestação do SUS, a ideia de que as pessoas pudessem ter conferências, espaços de discussão que efetivamente fossem levados a sério e coletivos, veio muito antes da constituição. Agora temos um espaço garantido de construção coletiva, que nos permite vislumbrar o município, a regional, o Estado e o país que queremos”, expôs.

Também participou da pré-conferência do segmento gestor, pela manhã, a vereadora Lenir de Assis. À tarde, às 14h, haverá a segunda pré-conferência, voltada para o segmento de Prestadores de Serviços de Saúde, no auditório do Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade (Hospital da Zona Sul). São esperados representantes do setor público, entidades filantrópicas e prestadores privados, contratados ou conveniados com o SUS no âmbito municipal, integrantes de hospitais, clínicas, universidades e outras instituições de saúde.

Outros encontros

A terceira pré-conferência vai contemplar o segmento de Usuários. Ela será realizada no dia 11 de fevereiro, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Universitário (HU-UEL). A expectativa é que participem representantes das entidades, órgãos e instituições atuantes na área de saúde em Londrina, interessadas no aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde.

No dia 13 de fevereiro, às 18h30, haverá a quarta e última pré-conferência da saúde, voltada aos os integrantes e representantes do segmento de Trabalhadores em Saúde, ou seja, associações e entidades de classe. Será no auditório da Associação Médica de Londrina (AML).

15ª Conferência

Será realizada nos dias 10 e 11 março na Unicesumar – Campus Londrina. A Conferência é um fórum municipal de debate, de caráter deliberativo, para propor diretrizes e estratégias na formulação de políticas públicas de saúde, com a garantia de participação de vários segmentos da sociedade local. Na ocasião, serão eleitos os próximos conselheiros municipais para a gestão 2023 a 2027. A conferência trará a discussão de propostas e diretrizes, conforme tema central e eixos temáticos. Todas as propostas elaboradas devem estar dentro destes eixos. Clique aqui para ter acesso ao regulamento completo da conferência.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.