Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina In Forma será executado em todas as UBS da região urbana e prevê encontros com educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, entre outros profissionais

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na segunda-feira ,20, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cafezal, o projeto Londrina In Forma, que objetiva estimular a prática de atividades físicas e alimentação saudável na população, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. A iniciativa será realizada nas 42 UBSs da zona urbana e deve atingir cerca de 1 mil pessoas na primeira fase, que prevê oito encontros semanais, com duração de 1h30, durante dois meses.

O trabalho será executado pelas equipes multiprofissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), compostas por educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos. Elas atuarão em conjunto com dentistas, Agentes Comunitários de Saúde(ACSs) e outros profissionais. A solenidade de lançamento aconteceu  na UBS do Conjunto Cafezal.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que o programa é muito importante porque atua na prevenção de doenças, conscientizando a comunidade sobre a importância de ter qualidade de vida. “Isso envolve hábitos saudáveis de vida, como os relacionados à alimentação, qualidade do sono, prática de atividade físicas, evitar estresse, entre outras ações. Por meio desta iniciativa as pessoas irão receber diversas informações sobre isso e vamos executar o projeto em toda a cidade, pois tenho certeza de que atividades do projeto farão bem tanto para a saúde do corpo como da alma, elevando a autoestima e trazendo alegria para os participantes”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito informou ainda que a região do Cafezal será contemplada com outras melhorias na saúde, incluindo a construção de um complexo esportivo, a reforma da UBS, prevista para o segundo semestre deste ano, um mutirão de serviços, além da construção de uma capela mortuária, com previsão de execução em 2020, uma reinvindicação muito antiga da comunidade.

O secretário da pasta, Felippe Machado, reforçou que este é um projeto inédito da administração do prefeito Marcelo Belinati, que vai contribuir para que a população adoeça menos e tenha mais qualidade de vida. “Precisamos frisar que as doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, as doenças do coração e hipertensão arterial, são responsáveis por 75% dos óbitos em nível mundial. Com este programa podemos evitar, a médio e longo prazo, que as pessoas fiquem doentes. Após a primeira etapa vamos abrir novas turmas e consolidar e institucionalizar o programa dentro da secretaria”, disse.

A coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vânia Cristina da Silva Alcântara, explicou que as pessoas interessadas em participar do Londrina In Forma devem procurar a UBS mais próxima, a partir de hoje. Elas serão avaliadas se estão dentro dos critérios de inclusão – ter acima de 15 anos e disponibilidade para participar dos oito encontros semanais – e na sequência será agendada uma avaliação física individual, onde serão feitos exames, a fim de avaliar o estado de saúde dos pacientes. Os grupos serão compostos por 20 a 30 pessoas

“Após a conclusão dos oito encontros, faremos uma manutenção do trabalho, após 30 dias, e mais duas manutenções trimestrais. Entendemos que depois da participação no projeto, durante este período, a pessoa conseguirá continuar o trabalho sozinha”, apontou. Cada encontro do projeto terá um objetivo e um complementa o outro, incluindo orientações nutricionais, com metas semanais, e de saúde bucal; atividades físicas, dentro das limitações de cada pessoa, com o treino adaptado pelo fisioterapeuta; suporte emocional, por meio dos psicólogos; e palestras com farmacêuticos, que trabalharão os mitos e conceitos sobre dietas da moda e medicamentos para emagrecimento.

A líder comunitária do bairro, Ana Paula de Góis, parabenizou o projeto e disse que que as atividades serão importantes para promover a saúde da população. “Ações como esta são fundamentais para a comunidade e ficamos muito felizes com o início do programa. A união faz a força e estamos juntos”, frisou.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto, o vice-prefeito, João Mendonça; o chefe de Gabinete, Tadeu Felismino; a diretora da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), Valéria Barbosa; a coordenadora da UBS Cafezal, Fernanda Fernandes; os vereadores Ailton Nantes e Jamil Janene, e a comunidade local.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.