Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro para aumentar o enfretamento contra riscos de epidemia foi organizado pela Secretaria de Saúde

Ontem, 05, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma reunião com representantes dos serviços complementares que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os hospitais. O objetivo foi alinhar e definir os fluxos de atendimento aos pacientes, no caso de uma possível epidemia de dengue, para atender, de forma adequada, os londrinenses.    
O secretário da pasta, Felippe Machado, alertou que Londrina enfrenta o risco real de uma epidemia da doença, pois o número de casos notificados está crescendo consideravelmente e a taxa de conversão, de números positivos, tem acompanhado o ritmo. “Neste momento já temos mais de 20 casos confirmados de dengue em Londrina, inclusive com a circulação do sorotipo 2, que é a doença no seu estágio mais agudo, que pode trazer complicações e levar a óbito”, esclareceu.
Ficou definida a realização de uma capacitação, pela SMS, para todos os serviços, sobre manejo clínico e condução dos casos confirmados de dengue e de suspeita da doença. “Faremos isso em todos os hospitais e também uma capacitação para o serviço de enfermagem, a fim de informar sobre os exames adequados a serem solicitados, nos casos de suspeita, para que tenhamos um alinhamento e uma padronização na condução dos casos e no tratamento da doença”, disse.
Machado explicou que, nos casos de suspeita de dengue, a orientação é para que a população se dirija às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que o diagnóstico inicial e a notificação sejam feitos. “Os hospitais vão ficar na retaguarda. Se houver necessidade de uma internação clínica, vamos encaminhar os pacientes para eles”, contou.
A medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas no município, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento e Contingência da Dengue, divulgado na quinta-feira (31), após a confirmação da circulação do sorotipo 2 da doença, na região leste, e do total de 21 casos confirmados de dengue na cidade, até então.
Também é um dos desdobramentos do resultado do 1º LIRAa de 2019, divulgado no dia 22 de janeiro, que apontou que 7,9% dos imóveis vistoriados continham focos do mosquito, caracterizando risco para uma epidemia de dengue. O levantamento também concluiu que cerca de 80% dos criadouros encontrados estavam em depósitos móveis, como pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros, e também no lixo, com focos do Aedes em recipientes plásticos, garrafas e latas.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, explicou os sintomas dos sorotipos 1 e 2 são parecidos (febre, dor de cabeça, manchas avermelhadas no corpo), contudo, segundo ela, o histórico da doença mostra que sempre que o sorotipo 2 está envolvido em uma epidemia, há registros de casos mais graves e de mais óbitos. “Por isso, sabemos que o sorotipo 2 exige um manejo clínico muito mais apurado por parte dos profissionais de saúde”, frisou. Sônia acrescentou que qualquer sorotipo, seja o 1, 2, 3 ou 4, pode levar a dengue hemorrágica. “O aparecimento dos casos mais graves depende da sensibilidade individual da pessoa e da agressividade do sorotipo”, completou.
O diretor-geral do Hospital da Zona Norte, Reilly Lopes, que esteve presente na reunião, assegurou que a iminência de uma epidemia de dengue é mais um agravante para a saúde da cidade, já que os hospitais estão superlotados. “Se houver uma epidemia, teremos problemas. O que temos feito é capacitar nossos médicos, principalmente aqueles que atendem no pronto socorro, para perceber um possível caso de dengue e já fazer os procedimentos necessários na tentativa de evitar que o paciente agrave e precise ficar internado. É muito importante que o médico que faz o primeiro atendimento ao paciente, tenha olhar clínico e já solicite o teste para diagnosticar”, observou.  
Também estiveram presentes no encontro, representes do Hospital Universitário, Irmandade Santa Casa de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital da Zona Sul e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.