Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as crianças de 12 meses a 5 anos incompletos precisam se vacinar, independentemente de já terem ou não tomado todas as doses

Na próxima segunda-feira (6), às 16 horas, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, na sede do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, que fica na Rua Benjamin Constant, 800, no Centro. No ato do lançamento, as crianças matriculadas no local receberão a vacina.

A ação é uma demonstração da parceria firmada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação para imunizar o maior número possível de crianças entre 1 ano a menores de 5 anos. Para isso, os profissionais da saúde irão a todas as escolas municipais e CMEIs de Londrina. Somente no CMEI Valéria Veronesi cerca de 400 estudantes serão vacinados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, tanto o sarampo quanto a poliomielite correm o risco de voltar a atingir a população por conta da baixa cobertura vacinal. “Londrina foi declarada, dentre as cidades brasileiras, como uma daquelas com menor cobertura vacinal contra a poliomielite. Passou da hora dos pais e responsáveis se conscientizarem e levarem seus filhos para a vacinação. Não tem desculpa para não vacinar”, disse.

A campanha de vacinação vai de 6 a 31 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. A partir das 8 horas, de segunda-feira (6), ela estará disponível para as crianças, que são o público-alvo da iniciativa. A expectativa é imunizar 25 mil crianças que se encontram na faixa etária de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que todas devem ser imunizadas, independentemente delas já terem ou não tomado as doses dessas vacinas.

A imunização servirá como reforço à vacina tríplice viral, que engloba a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola. Além disso, durante a campanha as crianças receberão uma dose da vacina contra a paralisia infantil.

“Dia D” de vacinação

Para os pais e responsáveis que não conseguirem levar seus filhos para se vacinaram durante a semana, no sábado, dia 18 de agosto, será realizado o “Dia D”, em todo Brasil. Todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana estarão abertas para vacinar as crianças.

Sintomas e transmissão

O sarampo é uma doença de fácil transmissão e seu contágio se dá pelo ar, visto que é uma virose de transmissão respiratória. Ela pode atingir tanto crianças quanto adultos. Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, além de mal-estar, e tosse seca e persistente.

Após três dias de febre alta, em média, surgem manchas avermelhadas pelo corpo e durante cerca de 7 a 10 dias, o paciente fica convalescente. Ela não tem tratamento específico e pode agravar outras doenças como otite, pneumonia e tuberculose. O meio mais eficaz de prevenção é por meio da vacina.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.