Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeiros grupos contemplados pela Campanha Nacional incluem idosos acima dos 70 anos, pessoas imunossuprimidas acima dos 12 anos, moradores de Instituições de Longa Permanência, entre outros

Ontem (27), teve início em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19, com as vacinas bivalentes da Pfizer. Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBss) participam da campanha, que iniciou com grupos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Para conferir de perto o início da vacinação, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, foi até a UBS do Ouro Branco, região sul.

A vacinação iniciou com pessoas nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença, tais como: idosos acima de 70 anos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).

“A vacina bivalente, ofertada pelo Ministério da Saúde (MS), confere proteção, além do vírus original da Covid-19, contra as variantes, inclusive a Ômicron, que nos trouxe muitos problemas no decorrer da pandemia por ser mais transmissível. Por isso, a importância e necessidade da população ser vacinada novamente”, ressaltou Machado.

O secretário de Saúde explicou que toda a população maior de 12 anos vai receber a vacina bivalente, entretanto, o início da vacinação começa de forma escalonada. “Nesta semana disponibilizamos 4 mil vagas, nas nossas unidades de saúde, e até o momento pouco mais de 2 mil foram preenchidas. Nos próximos dias vamos fazer o monitoramento com relação à procura da vacina e, se necessário, organizaremos uma ação no sábado. Inicialmente, 10.500 doses chegaram em Londrina e nas próximas semanas esperamos receber mais. A expectativa do Ministério da Saúde é que até maio iniciemos a vacinação do público em geral maior de 12 anos”, afirmou.

Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses, da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico). Em Londrina há 52 mil idosos que cumpriram o esquema primário da vacinação e estão aptos a receber a vacina bivalente.

A coordenadora da UBS do Ouro Branco, Vera Lúcia Roncarati, disse que a unidade teve uma boa adesão com relação aos agendamentos. “Hoje estamos com agendamento misto, aplicando, além vacina bivalente, e as terceiras e quartas doses da população em geral. Pouco mais de 70% dos agendamentos da UBS são de pessoas acima de 70 anos e imunossuprimidas. Esperamos que os pacientes compareçam, que a adesão seja boa, para que ficarmos livres da Covid-19”, apontou.

Um dos primeiros pacientes que a UBS do Ouro Branco recebeu, para tomar a dose da vacina bivalente, foi o José Ranulfo da Silva, de 72 anos. Ele recebeu a quinta dose da vacina, agora a bivalente. “Vim tomar esta dose, assim que abriu o agendamento, sabendo da importância da vacinação. Eu tomei todas as doses disponíveis e graças a Deus não peguei a doença”, relatou.

Agendamento

Para receber a dose, é necessário agendar a data e horário da aplicação no site da Prefeitura (clique aqui). 

A SMS lembra que, após realizar o agendamento da aplicação no portal da Prefeitura, é necessário imprimir o comprovante com o QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto. Para aqueles que agendaram a vacinação, mas porventura não puderem comparecer, há um botão de cancelamento que pode ser acessado na mesma página do agendamento.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.