Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Município de Londrina foi o primeiro paranaense a imunizar as crianças dessa faixa etária; as 10 primeiras receberam a dose no último sábado (15)

Ontem (17), foi uma data muito esperada para os pais e responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos de Londrina. Foi aberta a vacinação contra a Covid-19 nas crianças que estavam agendadas no site oficial da Prefeitura de Londrina (http://www.londrina.pr.gov.br/). Londrina foi a primeira cidade do Estado do Paraná a imunizar as crianças contra o novo Coronavírus. As dez primeiras foram vacinadas no último sábado (15), no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab), com a presença do prefeito em exercício, João Mendonça, do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

O início em massa da imunização das crianças simboliza um momento de esperança. “Nossas equipes não viam a hora de dar início a essa fase tão importante da campanha de vacinação, que é a proteção das nossas crianças entre 5 a 11 anos. Nós sabemos que, com o avanço da vacinação nos adultos e consequentemente dessa imunização, a tendência é que as crianças ficassem mais suscetíveis as contaminações, em especial, à variante Ômicron, que é muito transmissível. Isso representa um momento de esperança”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que acompanhou hoje pela manhã, as primeiras crianças vacinadas no Centro de Imunização da Zona Norte.

Os pais do menino Benício Miranda Faraco, de 6 anos, Paulo Faraco e Carmelita Miranda Faraco, concordam com o secretário de saúde e afirmaram que a chegada da vacinação do filho era um momento muito aguardado, visto que o pequeno “Be” tem Diabetes Tipo 1 e necessita de cuidados redobrados para não pegar Covid. “O Be fez dois anos de aula on-line em casa, com a gente acompanhando e se privando de sair, e de ver parentes e amigos. Hoje, foi um dia muito especial e emocionante, porque a vacinação foi muito esperada mesmo. Agora, aos pouquinhos, ele vai retornar à aula presencial, para ter o convívio com os amigos e com os professores e retomar a rotina de vida normal, mas com muito cuidado”, disse a mãe.

A família, que viu de perto da perda de um ente querido para o Coronavírus, agora está totalmente imunizada, inclusive a irmã de Benício, de 13 anos, chamada Ana Carolina. Para o menino, que escolheu receber o imunizante na presença do super-herói Hulk, o momento foi de muita ansiedade. “Eu estava ansioso. Agora é se cuidar, não pegar Covid e voltar pra escola e ver os amigos, porque na minha escola tem parquinho e dá pra brincar lá. Adorei o lugar da vacina”, disse Benício.

A dona de casa, Solange Ramos de Oliveira, levou sua filha de 8 anos, Gabrielly Batista de Oliveira, para receber o imunizante infantil. A menina, que tem anemia falciforme, foi a primeira criança do dia a receber a dose da vacina. “Eu estava muito ansiosa pra tomar a vacina. Não via a hora. Agora, não vou ficar mais com tanto medo de pegar coronavírus”, contou a pequena.

Para sua mãe, o momento traz mais segurança e tranquilidade para toda a família. “A gente estava aguardando ansiosamente, porque eu também tenho uma filha adolescente, que já está vacinada, e só faltava a Gabrielly. Tenho certeza que a vacina vai trazer mais segurança e ela vai estar mais protegida. Agora, a gente fica um pouco mais tranquila”, disse Oliveira.

O início da imunização dos pequenos deu-se pelo público prioritário, que são as crianças que apresentam alguma comorbidade elencada no Plano Nacional de Imunização (PNI). Paralelamente, a SMS começou à vacinação das crianças sem comorbidade, seguindo o critério de idade, a começar por aquelas que têm 11 anos e são nascidas até 30 de junho de 2010.

Londrina recebeu 2.590 doses infantis para a imunização contra a Covid-19, na última sexta-feira (14), sendo que a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que existam cerca de 40 mil crianças nessa faixa etária. No entanto, pouco mais de 16 mil delas foram cadastradas pelos pais para receberem o imunizante. Destas, há mais de 3 mil crianças cadastradas com 11 anos em Londrina. Porém, até às 11 horas de hoje (17), apenas 413 crianças estavam agendadas para tomar a vacina. “O planejamento é que, até o início do ano letivo, a gente possa ter vacinado grande parte dessas crianças, para que elas possam voltar às salas de aula com segurança. Liberamos no último fim de semana 1.500 crianças para fazer o agendamento. Entretanto, na manhã desta segunda-feira, pouco mais de 400 tinham feito o agendamento”, informou Machado.

Como agendar

Para fazer o agendamento é preciso acessar o site da Prefeitura de Londrina (http://www.londrina.pr.gov.br/) e escolher um dia e horário. No momento, o Centro de Imunização da Zona Norte (CCI) é o local exclusivo para a vacinação das crianças. Ele fica na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.

No espaço, a Prefeitura de Londrina montou toda uma estrutura especialmente para as crianças. Há decoração com balões coloridos, super-heróis, projeção de desenhos, materiais lúdicos e a presença do Zé Gotinha e de personagens de desenhos infantis famosos. A intenção é tornar o ambiente e o momento o mais humanizado e atrativo possível.

A expectativa da SMS é que a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos se dê até o início do ano letivo, o que dependerá do número de vacinas que a cidade de Londrina vai receber do Governo Federal. Segundo Machado, a fabricante Pzifer já fez a antecipação de mais um lote contendo 1,2 milhão de doses pediátricas para o Brasil. O número é igual ao recebido na primeira remessa do imunizante infantil. A estimativa é que cerca de 3 mil doses desse montante venham para Londrina ainda nesta semana. “Nó temos capacidade instalada com equipes e planejamento para vacinarmos todos eles antes do início do ano letivo. O que vai dizer o que é ou não possível é o número de doses que vamos ter”, pontuou Machado.

Entrega de comprovante

Os pais ou responsáveis pelas crianças declaradas com comorbidades ou alguma deficiência física no cadastro prévio precisam entregar a documentação comprovando o quadro clínico do menor de 18 anos. A entrega do envelope com a declaração médica e documentos pessoais deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fica na  Avenida Theodoro Victorelli, 103, em frente ao Boulevard Shopping.

Caso algum pai, mãe ou responsável pela criança tenha feito o cadastro prévio sem especificar a existência de alguma comorbidade ou deficiência permanente, a orientação é que leve os documentos na Secretaria de Saúde. Os servidores vão receber os envelopes, analisar a documentação e atualizarão os cadastros caso a caso. O cadastro prévio para esse público continua aberto e pode ser feito pelo www.londrina.pr.gov.br/.

O intervalo recomendado para a aplicação da vacina infantil contra a Covid-19 e aquelas constantes no esquema vacinal anual é de 15 dias. Quem estiver gripado não deve tomar a vacina contra o coronavírus. Além disso, todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para serem imunizadas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.