Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será realizada uma grande ação para dar início à vacinação dos pequenos, neste sábado (23), na UBS do Ouro Branco, que contará diversas atividades lúdicas; agendamento já está liberando no site da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), liberou o agendamento para  vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19. A medida foi possível devido à Nota Técnica 213/2022, do Ministério da Saúde (MS), divulgada ontem (19), recomendando a ampliação da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para crianças com esta faixa etária, após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O início da vacinação das crianças de 3 e 4 anos acontecerá em uma grande ação neste sábado (23), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Branco (Rua Flor dos Alpes, 570), das 8h às 14h. Caso a SMS constate necessidade, o horário poderá ser ampliado para até 19h. Devido à faixa etária dos pequenos, a UBS do Ouro Branco contará com diversas atividades lúdicas, neste dia, como brincadeiras, personagens de desenho animado e enfeites, a fim de trazer ludicidade e acolhimento para as crianças.

Para receber a dose no sábado (23), é necessário fazer o agendamento do horário no portal da Prefeitura, aqui. Cerca de 700 crianças de 3 e 4 anos foram cadastradas, em Londrina, para receber a vacina, as quais estão aptas a fazer o agendamento. Ao todo, a estimativa da SMS é que haja cerca de 12 mil crianças nesta faixa etária. “Temos um número baixo de crianças cadastradas, deste universo de 12 mil, mas esperamos, com o início da vacinação neste sábado, gradativamente aumentar a cobertura vacinal das crianças”, apontou o secretário da pasta, Felippe Machado, durante entrevista coletiva realizada ontem (20).

De acordo com o secretário, a expectativa é que a estrutura montada para receber as crianças na UBS chame a atenção delas e de seus pais, para que todas as 700 cadastradas, aproximadamente, sejam vacinadas. “Temos estrutura para vacinar todas as 700 crianças cadastradas neste sábado. Após esta ação, a vacinação será descentralizada para todas as UBSs, a partir da próxima semana”, adiantou Machado.

Além da vacinação das crianças, durante a ação deste sábado, na UBS do Ouro Branco, os pais que levarem os filhos para se vacinarem, poderão aproveitar a oportunidade para fazer o seu complemento vacinal contra a covid-19 sem precisar agendar.

O secretário enfatizou, ainda, que as crianças de 3 e 4 anos representam o maior público da educação infantil municipal, por isso a importância da vacinação. “Já conversei com a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, para que tão logo as aulas retornem, após o recesso de julho, façamos uma ação em conjunto, de divulgação e conscientização sobre a vacina, para os pais”, contou.

De acordo com a Nota Técnica do MS, a posologia recomendada, para esta faixa etária, é de duas doses com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. A nota menciona que, para operacionalização da vacinação das crianças, a recomendação é que a vacina CoronaVac seja destinada inicialmente somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade, e que as crianças a partir de 5 anos de idade devem ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

A avaliação para ampliação do uso da vacina CoronaVac para imunização de crianças a partir de 3 anos de idade, além da avaliação pela equipe técnica da Anvisa, contou com a colaboração de representantes das seguintes sociedades médicas: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissiologia (SBPT) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

NVPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.