Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vacinação contra Covid-19 será neste sábado (19), em quatro pontos da cidade, e não será exigido cadastro ou agendamento prévio on-line; objetivo da ação é aplicar duas mil doses

A Prefeitura de Londrina vai promover uma grande ação para vacinação de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, contra a Covid-19, no próximo sábado (19), das 8 às 17h, em diversas regiões da cidade. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontecerá em quatros pontos estratégicos: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Panissa/Maracanã (oeste) e do Padovani (norte), e nas escolas municipais Maria Cândida Peixoto Salles (leste) e Teresa Canhadas Bertan (sul).

A grande novidade é que a vacinação será por livre demanda, ou seja, para receber a dose não será necessário ter feito cadastro ou agendamento prévio no site da Prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou, durante coletiva de imprensa realizada hoje (16), que o objetivo da iniciativa é vacinar especialmente aqueles que não se imunizaram porque não possuem CPF, por não terem compreendido o processo da vacinação ou não terem acesso à internet. “Escolhemos estes locais de atendimento por serem de maior vulnerabilidade”, apontou o secretário.

Machado explicou que a Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento das crianças vacinadas e observou, no dia a dia, as dificuldades que podem ter afetado as que não foram imunizadas. “Com esta análise conseguimos estruturar esta ação e, após a sua realização, vamos fazer uma avaliação, sobre o resultado atingido e, caso seja necessário, a iniciativa poderá ser realizada em outros momentos”, contou.

Segundo o secretário, o mutirão de sábado deverá vacinar, pelo menos, 2 mil crianças e adolescentes. Para receber a dose, é necessário levar um documento de identificação da criança e do adolescente, que pode ser a certidão de nascimento, no caso de crianças, e o responsável deve apresentar um documento pessoal com foto, como o RG ou CNH. “Se a demanda for maior, teremos uma equipe em sobreaviso para que consigamos ampliar a capacidade de vacinação e atingir o nosso objetivo, que é proteger, de forma adequada, com a vacina, as nossas crianças”, frisou.

Na zona norte, nos bairros Aparecidinha e São Jorge, a Prefeitura vai disponibilizar um ônibus para fazer o transporte dos moradores até as unidades vacinadoras. “O transporte será disponibilizado durante todo o dia, das 8h às 17h. Estamos buscando todas as alternativas para facilitar e ampliar o acesso à vacinação”, destacou o secretário de Saúde.

Paralelamente à ação de vacinação nas localidades citadas, o Centro de Imunização da Zona Norte, localizado na Rua Luiz Brugin, 570, prosseguirá com a vacinação de crianças e adultos no sábado (21), normalmente, mediante agendamento prévio e impressão de QR Code no site da Prefeitura.

Balanço

De acordo com os dados da SMS, de 69.729 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos cadastrados no portal da Prefeitura de Londrina, 58.464 foram vacinados, o que aponta uma cobertura vacinal de 84%. “É uma cobertura relevante, mas ainda há uma parte deste público que sequer fez o cadastro e é justamente esta população que queremos contemplar nesta ação”, ressaltou Machado.

Além disso, os números apontam que há uma diferença com relação à cobertura vacinal deste público. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 38.089 fizeram o cadastro e 35.992 foram vacinados, restando vacinar, com a primeira dose, 2.097 jovens. Já nas crianças de 5 a 11 anos, o número de não vacinadas é maior, pois de 31.640 cadastradas, 22.472 foram vacinadas, ou seja, ainda é necessário vacinar 9.168 com a primeira dose.

Segunda dose

O intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19 pediátrica, para o imunizante da Pfizer, é de 56 dias. Já quem receber a vacina Coronavac deve cumprir intervalo de 28 dias.

Endereços para vacinação de crianças e adolescentes neste sábado (19):

UBS do Panissa/Maracanã: Rua Ginástica Olímpica, 195

UBS do Padovani: Rua André Buck, 585

Escolas Municipal Maria Cândida Peixoto Salles: Rua Adelina Miola Lopes, 255, Santa Fé

Escola Municipal Teresa Canhadas Bertan: Rua dos Assistentes Sociais, 60, União da Vitória

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.