Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde atenderão crianças nas Unidades Básicas de Saúde de Guaravera, Lerroville, Irerê e Paiquerê; vacinação está sendo agendada previamente

Neste sábado (5), a Prefeitura de Londrina promove um mutirão de vacinas contra a Covid-19, voltado à população infantil, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de quatro distritos rurais: Guaravera, Lerroville, Irerê e Paiquerê. A iniciativa visa contemplar 328 crianças do público-alvo, que abrange crianças acima de 5 anos com deficiências permanentes ou comorbidades, e as crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.

Realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuantes na área urbana do município, a ação terá início às 8h30, na UBS Lerroville, onde a estimativa é que 120 doses sejam aplicadas pelos profissionais. Em seguida, a equipe irá ao distrito de Paiquerê, com início da vacinação às 11h30 e previsão de atender 102 crianças, incluindo as que residem no distrito de Guairacá. No período da tarde, a partir das 14h30, serão atendidas as crianças de Irerê e, na sequência, Guaravera, totalizando mais 106 doses aplicadas nas duas unidades. Para ajudar a animar o mutirão, as equipes vacinadoras estarão acompanhadas de personagens infantis como o Zé Gotinha e super heróis.

Os atendimentos estão sendo previamente agendados pelos agentes comunitários de Saúde (ACSs) das UBSs, que têm entrado em contato com as famílias das crianças. Além disso, os pais e responsáveis também têm procurado as unidades para fazer o agendamento. Até a manhã desta quinta-feira (3), 237 agendamentos já haviam sido efetuados, sendo a maioria no distrito de Lerroville (120), seguido por Paiquerê e Guairacá (55), Guaravera (34) e Irerê (28).

A  enfermeira da Secretaria de Saúde e gerente das UBSs da área rural, Carla Vieira, frisou que os agentes comunitários têm tomado as precauções necessárias para realizar os agendamentos. “Entre outras providências, há necessidade de saber se a criança não se encontra em isolamento, se está com Covid-19 ou se apresenta algum sintoma respiratório. Além disso, também é preciso confirmar que ela não tomou nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias”, disse.

Para a semana que vem, a Secretaria Municipal de Saúde planeja que a vacinação infantil seja realizada nos distritos de Maravilha, Warta, São Luiz e no Patrimônio Regina.

Treinamento

Com base nas orientações técnicas da Diretoria de Vigilância em Saúde, foi realizada, na última terça-feira (1º), uma capacitação para as enfermeiras das unidades rurais, que hoje já aplicam vacinas contra a Covid-19 em adultos. Ministrado pela enfermeira Erika Tudisco, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região norte (CCI Norte), o treinamento teve uma hora de duração e abordou as especificidades da vacina Pfizer pediátrica, utilizada em crianças.

Vacinação do público geral

Cinco unidades urbanas estarão abertas amanhã (5), das 7h às 19h, realizando a vacinação contra a Covid-19 do público em geral. Além do CCI Norte, também atenderão as UBSs Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Jardim do Sol. No domingo (6), estarão em funcionamento o CCI Norte e a UBS Ouro Branco, ambos das 7h às 19h.

Para poder receber a vacina, é preciso que os cidadãos tenham feito seu cadastro e agendamento, previamente, por meio deste link. Além disso, é necessário comparecer ao ato de vacinação munido do comprovante do agendamento (QR Code), carteirinha de vacinação (para as segundas e terceiras doses), documento de identificação com foto e comprovante de residência.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.