Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades ocorrerão nas Unidades Básicas de Saúde, em sala de espera e grupos já existentes, além de empresas

Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. A data foi escolhida devido à comemoração, em 17 de novembro, do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo é alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Em Londrina, além de informar sobre a doença, as unidades aproveitam o momento para promover diversas ações em prol da saúde do homem de forma integral, abordando temas como tabagismo, alimentação saudável, atividade física, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e paternidade responsável.

As atividades são realizadas em empresas, sala de espera e grupos de saúde das UBSs e incluem a apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde. Os homens também podem procurar a unidade para receber orientações sobre os fatores de risco para o câncer de próstata e as indicações para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o Novembro Azul é fundamental para a conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. As ações abordam diversos temas, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que ainda é um assunto tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado eleva as chances de cura”, disse.

Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde, Juliana Marques, as ações do Novembro Azul realizadas pelo Município visam promover a saúde do homem, ressaltando a importância de ter qualidade de vida, buscando prevenção e promoção da saúde. “Falamos sobre a prevenção de ISTs, sobre os cuidados com alimentação e prática de atividades físicas, cessação de tabagismo, entre outros temas. As unidades também aproveitam a oportunidade para falar sobre os serviços ofertados por elas, como os testes rápidos e os grupos de atividades físicas”, apontou.

Programação

A UBS do Centro irá promover, amanhã (5), pela manhã, uma ação de sensibilização no Grupo Hiperdia, com orientações educativas sobre a importância de exames preventivos, dieta adequada e prática de atividade física. A mesma unidade vai realizar, no dia 29, pela manhã, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação da necessidade de coleta de PSA. A unidade também vai promover, em dias de coletas laboratoriais, orientações educativas sobre a importância de exames preventivos para a saúde do homem e importância de dieta adequada e prática de atividade física.

A UBS da Vila Nova irá realizar, na próxima quinta-feira (7), às 8 horas, uma palestra sobre o tema na empresa De Paula Parts Indústria e Comércio de Autopeças Ltda, que fica na Rua Seimu Oguido, 180.

Já a UBS do Padovani fará a confecção de materiais ilustrativos com dados de mortalidade e morbidade dos homens no Brasil, exposição de materiais relacionado à saúde do homem e veiculação, em sala de espera, de informações sobre tabagismo, etilismo e ISTs.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.