Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 26 será realizado o “Sábado da Saúde do Homem Trabalhador”, com a abertura de nove UBSs, as quais realizarão diversas ações voltadas à saúde do homem

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa da campanha internacional Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como de incentivo ao cuidado à saúde do homem. A principal ação da campanha, no município, será o “Sábado da Saúde do Homem Trabalhador”, no dia 26, tendo como foco a população masculina trabalhadora.

Neste dia, nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão, das 8h às 14h: Padovani, João Paz e Aquiles (região norte); Itapoã e Ouro Branco (sul); Armindo Guazzi e Ernani Moura Lima (leste); e Santiago e Santa Rita (oeste). Serão ofertadas consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais; atualização de vacinas; e abordagem breve dos usuários tabagistas.

Para atender este público, as UBSs irão divulgar a ação e ofertá-la no território para empresas, indústrias e comércio, focando no homem trabalhador que durante a semana não consegue ir até uma unidade, e vão agendá-los para comparecerem no dia 26. Os homens que têm interesse também podem agendar o atendimento, por telefone, na unidade. Além dessa ação, as equipes das UBSs realizarão ação educativa em empresas e comércios abordando a saúde do homem durante o mês de novembro.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída em 2009, tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população. “Isso se dá por meio do enfrentamento consciente dos fatores de risco e melhora ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”, apontou.

Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, com relação ao câncer de próstata, a Diretoria de Atenção Primária (DAP) recomenda que homens a partir de 50 anos devem passar por uma avaliação individualizada e subsequente solicitação do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal; homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a realizar avaliação aos 45 anos. “Além disso, todos os homens devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e importância de procurar um serviço de saúde na presença deles”, informou.

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, podendo ser benigno ou maligno.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, muitos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Segundo informação Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).  A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, entre elas: ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A campanha “Novembro Azul” teve origem na Austrália, em 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é realizado em 17 de novembro.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.