Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com mais 15 Unidades Básicas de Saúde aplicando as doses, Prefeitura prevê um aumento na cobertura vacinal, especialmente de reforço

A partir desta segunda-feira (30), a vacinação contra a Covid-19 passa a ser feita em mais 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, totalizando 26 unidades da área urbana com o atendimento para a população. Com essa medida, a Prefeitura prevê um crescimento na cobertura da vacinação, especialmente quanto à procura pelas doses de reforço.

A população que está com o calendário atrasado ou ainda não se imunizou contra a Covid-19 deve agendar o atendimento pelo Portal da Prefeitura. Há vagas disponíveis para este sábado (28), na UBS do Jardim do Sol, e a partir de segunda-feira (30) nas seguintes unidades: Alvorada, Jardim do Sol, Santa Rita, Santiago (região oeste); Carnascialli, Aquiles Stenghel, Chefe Newton, Milton Gavetti, Vivi Xavier, João Paz, Maria Cecília, Campos Verdes, Padovani, Parigot de Souza (zona norte); Armindo Guazzi, Marabá, Ernani, Vila Ricardo (região leste); Eldorado, Ouro Branco, Itapoã (zona sul); Casone, Centro, Guanabara, Vila Brasil, Vila Nova (centro).

Semanalmente, cada uma dessas unidades vai ofertas de 80 a 120 vagas para vacinação, em média, com expediente de segunda a sexta, das 7h às 19h. Excepcionalmente, pode ocorrer a abertura aos sábados, em horário especial. Ainda assim, todos os atendimentos serão feitos mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura.

Enquanto as demais UBSs farão a aplicação das doses de forma conjunta com os atendimentos da Atenção Primária, permanecem como salas exclusivas de vacinação as unidades do Jardim do Sol, na região oeste, e Ouro Branco, na zona sul.

Dados compilados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam que, de cada 100 pessoas aptas a receber a terceira dose (ou primeiro reforço), 36 ainda não foram se vacinar. Com relação ao segundo reforço ou quarta dose, disponível para idosos e imunossuprimidos, os números são ainda mais preocupantes. Entre 100 pessoas do público-alvo, 66 não receberam a dose extra.

Os reforços dos imunizantes contra Covid-19 são necessários para reativar o sistema imunológico e contribuem diretamente na proteção frente às variantes do vírus que estão em circulação. A determinação é que toda população com 18 anos ou mais receba uma dose extra, enquanto os imunossuprimidos e pessoas com 60 anos ou mais recebam duas doses extras. O intervalo entre as doses de reforço é de 120 dias.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.