Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agendamento da dose já está disponível para 42.247 pessoas com 60 anos ou mais, que receberam o primeiro reforço há mais de 120 dias

A Prefeitura de Londrina divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), novidades para o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. Já está liberada a aplicação de segundo reforço para toda população com 60 anos ou mais. No momento, 42.247 idosos estão aptos a acessar o Portal da Prefeitura e agendar a aplicação da quarta dose, ou terceira dose para os que receberam vacina Janssen.

Conforme explicou em coletiva o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a aplicação do segundo reforço contra Covid-19 entre a população idosa é uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Essa dose extra deve ser aplicada 120 dias após o primeiro reforço, com o intuito de garantir a resposta do sistema imunológico mediante contato com o vírus.

“Neste momento temos já 42 mil idosos com 60 anos ou mais que tomaram o reforço anterior há mais de 120 dias. Estes idosos já estão liberados, no site da Prefeitura, para fazer o agendamento do seu segundo reforço de vacina contra Covid-19”, destacou Machado.

Os idosos podem agendar a aplicação do segundo reforço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ouro Branco ou do Jardim do Sol. Ao fazer o agendamento no site, basta imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.

Outra novidade anunciada ontem (11) refere-se à vacinação de crianças e adolescentes. Ao agendar a aplicação da primeira dose contra Covid-19, será possível selecionar qual a marca do imunizante de preferência, entre as opções Pfizer e Coronavac. A medida é válida somente para a primeira dose para a faixa etária de 6 a 17 anos, desde que não se enquadram como imunossuprimidos.

“Ainda algumas crianças e adolescentes que não iniciaram o esquema vacinal, muito por conta dessas dúvidas em relação ao imunizante. Muita fake news foi disseminada durante a campanha, o que acabou afastando alguns pais e responsáveis da vacinação. Uma vez que temos estoque das duas vacinas em quantidade suficiente, lançamos mão dessa alternativa como estratégia de ampliação da cobertura. Mas, sempre reforçando a segurança e eficácia dos dois imunizantes. Os dois são autorizados pela Anvisa e têm cumprido seu papel principal durante a pandemia, que é evitar casos graves e óbitos em razão da Covid-19”, ressaltou o secretário municipal de Saúde.

A vacinação pediátrica, para crianças de até 11 anos, é feita exclusivamente no Centro de Imunização da Zona Norte, que funciona no prédio do CCI Norte (Rua Luís Brugin esquina com Avenida Saul Elkind). E aos sábados, a SMS pode realizar novas ações descentralizadas de vacinação por busca espontânea, com divulgação prévia nos canais oficiais da Prefeitura.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.